Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMOÇÃO E FÉ

Usuários e colaboradores do HGT recebem visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

A visita trouxe conforto e esperança aos pacientes em recuperação e emocionou a todos

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
13/12/2023 17h46

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em uma visita ao Hospital Geral de Tailândia (HGT), região de Integração do Tocantins, emocionou a todos, pacientes e colaboradores. A aconteceu na terça-feira (12). A imagem peregrina da padroeira do Pará está percorrendo diversos locais da cidade e foi recebida com entusiasmo e devoção por usuário, acompanhantes e colaboradores.

A visita, coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), criou uma atmosfera festiva, entre os colaboradores e usuários que estavam internados e aguardando atendimento na unidade hospitalar. Inicialmente, os profissionais do HGT participaram de um momento de partilha no auditório. Posteriormente, a imagem peregrina circulou pelos leitos para aqueles que desejavam visita, estendendo-se também por outros setores. A iniciativa teve a finalidade de promover a integração entre os púbicos presentes no hospital  e criar um ambiente mais acolhedor.

Kailana Belfort, supervisora do faturamento e devota, emocionou-se com a visita no HGT. "Um momento de grande espiritualidade para cada um de nós, profissionais que vivenciamos esse instante de fé e devoção, assim como para cada usuário que foi visitado no leito. Esses momentos aquecem a nossa fé e nos fazem ver a grandeza do amor de Nossa Senhora por cada um de nós. Ocasiões como essa nos fazem refletir sobre sermos pessoas melhores e, à exemplo de Maria, estarmos dispostos a ajudar o nosso próximo", comentou a profissional.

A visita da imagem peregrina da padroeira dos paraenses também trouxe conforto e esperança aos pacientes em recuperação, permitindo que expressassem sua devoção e fizessem suas orações.

"Estou internada há treze dias e a experiência foi maravilhosa. Quando a imagem entrou em meu leito, eu chorei muito, foi um momento emocionante. Senti uma paz quando ela chegou até mim. Morando anteriormente em Belém, fiz um pedido à Nossa Senhora, que foi atendido. Ontem, fiz outro pedido com a esperança, em Deus e nela, de ser atendida novamente, e confio que será assim. Para quem está passando por esse momento, não é fácil. Sentir saudade dos filhos e da família é um desafio. Assim como eu, outros usuários só desejam sair bem do hospital. A visita da imagem foi uma paz que me deu mais forças para continuar", expressou a usuária Adriana Vilhena, 30 anos, que está internada na Clinica Médica do HGT.

A imagem peregrina foi conduzida, ao longo da visita, pelo Pároco da Paróquia de Tailândia, Padre Francisco Messias. O líder religioso enfatizou o significado da visita. 

"As mazelas da saúde humana são desafios enfrentados por todos nós, e neste momento, as pessoas depositam confiança nos profissionais da saúde. Este é um momento para reconstruir o amor e a amizade, um lembrete de que não estão sozinhos. Cada profissional desempenha um papel importante, formando juntos uma rede de apoio. Portanto, é importante nunca esquecer que estão unidos, mesmo diante dos obstáculos. É o momento de agradecer a Deus", destacou.

A coordenadora do GTH expressou sua gratidão e alegria em relação ao evento. Manfredi destacou a importância de eventos como esse para promover a humanização no ambiente hospitalar, fortalecendo os laços entre os profissionais de saúde e os pacientes. 

Para atender às necessidades espirituais dos internados, o HGT ainda oferece o serviço de Capelania, no qual capelães de diversas denominações religiosas realizam visitas diárias nos leitos durante as tardes. Além disso, como parte da ampliação da unidade hospitalar, encontra-se em fase de construção uma capela, que servirá como um espaço propício para a prática da fé e reflexão. 

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.


Texto: Andrey Silva - Ascom/HGT