Estado garante construção de creche em Santa Maria das Barreiras
O Governo do Pará assinou nesta quarta-feira (13), o convênio para construção de uma creche no município de Santa Maria das Barreiras, na região de integração do Araguaia, por meio do programa "Creches Por Todo o Pará". O convênio foi assinado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
"Muito em breve as mãezinhas desse município poderão contar com um local confortável e seguro para deixarem seus filhos, caso tenham interesse em ingressar no mercado de trabalho. Tenho muito orgulho de fazer parte deste projeto que transforma a vida de milhares de pequenos paraenses, e que foi encabeçado pelo governador Helder Barbalho", disse a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, ao assinar o documento, ao lado do secretário adjunto de Infraestrutura da Seduc, Arnaldo Dopazo.
"Para Santa Maria das Barreiras, não tinha um presente melhor que uma creche, que vai poder contemplar várias mães, que vai gerar muito trabalho e muito emprego para nosso querido município", completou o prefeito de Santa Maria das Barreiras, Adriano Salomão.
Programa - O "Creches por Todo o Pará" é um programa inédito e tem como meta beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.
As unidades terão capacidade de atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, que atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos de idade.
"São creches totalmente funcionais, modernas, que vão oferecer cerca de 250 vagas para nossas crianças, e o principal de tudo: serão entregues todas equipadas aos municípios", finalizou o secretário adjunto da Seduc, Arnaldo Dopazo.