Programação no Hospital Galileu orienta sobre riscos e prevenção de ISTs
Unidade investe em orientações como forma de cuidado com a saúde integral de pacientes, acompanhantes e profissionais
Para prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis (ISTs), um dos principais aliados é a informação. E, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado na Região Metropolitana de Belém, pensando na saúde integral de usuários e colaboradores realizou dois dias de ações educativas para alertar sobre os riscos e a importância da prevenção HIV/Aids, sífilis, hepatites e herpes.
E o responsável por compartilhar infomrações osbre as formas de prevenção, diagnósticos e tratamento das ISTs foi o farmacêutico citologista, Marco Antônio Menezes, que reforçou a importância do uso de preservativo. "Além disso, também falamos sobre a relação dessas doenças no cotidiano de trabalho e na vida de cada um. Por isso reforçamos para a importância do uso do preservativo durante as relações sexuais, e para os profissionais de saúde, sempre ter o cuidado de manipular os perfurocortantes para evitar o risco de contaminação", explicou.
O autônomo Wanderley Souza, de 46 anos, considerou a iniciativa de grande aprendizado. Morador de Ananindeua, ele fraturou a perna esquerda após cair em um bueiro, enquanto andava com o seu carro de lanche. Wanderley está internado na unidade em tratamento clínico desde o dia 17 do mês passado, para tratar de uma infecção no osso da perna afetada pelo acidente. "A palestra foi muito boa, o assunto é interessante. Chamou a minha atenção as formas de contágio, que não é só através de relações sexuais, mas também tem outras formas. Por isso, temos que nos cuidar", pontuou.
Uma parceria entre o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e o setor de humanização, o evento reforça a discussão e a sensibilização da temática trabalhada no Dezembro Vermelho. "Às vezes, visto como um tema muito 'batido', mas que ainda precisa ser debatido, pois apesar de abordar prevenção, também envolve preconceito. Precisamos reforçar as formas prevenir, uma prevenção barata e pode ser encontrada nos postos de saúde", enfatizou Rondinelle Soares, técnico de enfermagem do Sesmt do HPEG.
Orientação - Anny Segovia coordenadora de Humanização do HPEG, afirma que a promoção da saúde integral dos usuários é fundamental. "Incorporar educação, informação e conhecimento a rotina é uma forma de evitar doenças, melhorar a adesão ao tratamento proposto e até melhorar a qualidade de vida de quem está internado", observou.
Serviço - O Hospital Galileu é administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizado na avenida Mário Covas. A unidade dispõe de 104 leitos de internação.