Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc define ações para o novo ano letivo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/02/2018 00h00

Dirigentes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) se reuniram, nesta segunda-feira (26), com gestores e diretores de escolas das unidades Seduc na Escola (USEs) 7  e  8, em Belém, para encaminhar ações referentes ao ano letivo de 2018. Na reunião, no auditório da Escola Estadual Carlos Guimarães, no bairro da Marambaia, foi detalhada a necessidade de gestão compartilhada entre as escolas e os setores da Seduc visando o enfrentamento de situações adversas ao funcionamento das unidades escolares.

O titular da Diretoria de Recursos Técnicos e Imobiliários (DRTI) da Seduc, José Ângelo Miranda, falou sobre as ações de prevenção a eventuais problemas na infraestrutura física das escolas. Ele destacou que o foco principal da DRTI se refere à parte de cobertura, rede elétrica e hidráulica, principais demandas das escolas.

“Essa ação integrada com as USEs é importante para que a gente possa resolver pendências provocadas, agora, nesse período de chuvas”, observou Ângelo Miranda. Até o final deste primeiro semestre, a DRTI desenvolverá um trabalho de manutenção preventiva nas escolas em Belém e em outros municípios paraenses, inclusive, com orientações aos gestores de escolas.

O secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva, destacou os procedimentos que a Seduc adota no ano letivo, relacionados à infraestrutura, logística e gestão de pessoas para dar suporte à direção das escolas. “É uma reunião de alinhamento, de ações e também de orientações às escolas sobre medidas gerenciais em 2018. E também para se identificar as demandas das escolas”, afirmou.

A USE 7 abrange 19 escolas, e, em 2017, atendeu 11.149 estudantes, como informou a gestora Selma Ferreira. A gestora da USE 8, Soraia Mácola, frisou que a unidade em que ela atua possui 20 escolas e recebeu 11 mil estudantes no ano passado.

Logística

Sobre carteiras escolares, o secretário adjunto de Logística Escolar, Roberto Campos, informou aos gestores escolares que serão repassadas 18 mil carteiras novas para as escolas reformadas e construídas; a Seduc vai adquirir 50 mil tampões de cadeiras escolares e mais 8 mil carteiras serão adquiridas para repasse imediato na rede escolar. A Seduc receberá 26 mil unidades do Governo Federal ao longo deste ano. Em breve, será organizado um seminário sobre segurança nas escolas, em conjunto com as polícias Militar e Civil.

Os gestores escolares receberam orientações sobre lotação de profissionais nas escolas. A secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Dayse Ana Batista e as coordenadoras da Ouvidoria da Seduc,  Lorena Cardoso e Natasha Damasceno, tiraram dúvidas dos gestores escolares sobre como proceder, preventivamente, com relação a situações como acúmulo de cargos, aposentadorias e outras. A ação faz parte do projeto Ouvidoria Itinerante.