São Miguel do Guamá recebe ação itinerante do Detran
Garantir a oferta de serviços com rapidez e comodidade é o principal objetivo da Ação Itinerante de Veículos promovida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em todo o Pará. A ação já percorreu diversos municípios e nesta semana a equipe de veículos está em São Miguel do Guamá, na região nordeste. Desde o último dia 7, os proprietários de veículos que residem no município e cidades vizinhas podem realizar todos os serviços oferecidos pelo Detran.
Entre os atendimentos ofertados pela itinerante estão primeiro emplacamento, transferência de propriedade e jurisdição, licenciamento atual e anos anteriores, vistoria, placa Mercosul, impressão e parcelamento de boletos, verificação de multas e emissão de ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo - Digital). "O objetivo do Detran é visitar o maior número possível de municípios que precisarem de reforço no atendimento de veículos não só para regularizar a frota, como também garantir mais segurança no trânsito dessas cidades", destaca o coordenador de Registro de Veículos do Detran, Enrique Barbosa. Segundo ele, as pessoas que quiserem aproveitar para colocar a documentação do carro ou moto em dia podem procurar a Câmara Municipal, onde ocorre a ação itinerante, até o próximo dia 20, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Até o momento, a tranferência de propriedade é o serviço mais procurado pelos moradores. Foi o caso do supervisor logístico Richelly Rocha, de 33 anos, que já havia vendido o veículo para o sobrinho, mas faltava formalizar a transferência. "Quando soubemos da vinda do Detran, aproveitamos essa oportunidade aqui pertinho de casa para fazer todo o processo. O atendimento foi bem rápido, bem menos burocrático e agora tá tudo certinho. Facilitou muito pra gente a presença do Detran", comenta.
A frota de São Miguel do Guamá está estimada em aproximadamente 18 mil veículos, mas atéJúnior Lira, secretário de segurança e diretor de trânsito de São Miguel do Guamá pouco tempo a inadimplência era de mais de 60%, percentual que vem reduzindo graças ao empenho do órgão municipal de trânsito e da parceria com o Detran. "O Detran sempre vem a São Miguel, seja pra atendimento de veículos ou de habilitação, o que vem ajudando a regularizar condutores e veículos. Com o Detran itinerante estamos conseguindo reduzir os indicadores negativos do trânsito sem precisar recorrer a outros municípios. E com mais carros regularizados é mais investimento em sinalização e educação no município", garante o secretário municipal de Segurança Institucional e diretor de Trânsito de São Miguel, Júnior Lira.
Cássio Maciel, professorA filha do professor Cássio Maciel ganhou uma motocicleta recentemente, mas desde então, o veículo trafegava sem placa. Ele aproveitou a ação itinerante para fazer o primeiro emplacamento e evitar autuação. "Foi um atendimento muito rápido e o que é melhor, agora vamos poder andar na moto de cabeça fria e sem medo da fiscalização", afirma o professor.