Novo Centro de Hemodiálise em Castanhal amplia a capacidade de atendimento de pacientes renais no Pará
É o sétimo Centro de Hemodiálise entregue pelo Governo do Pará desde 2019, ampliando em 900 novas vagas o atendimento de pacientes renais crônicos
Somando aos esforços do Governo do Estado para oferecer atendimento de saúde de alta complexidade por todo o Pará, o novo Centro de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise ambulatorial) do Hospital Regional Público de Castanhal foi entregue nesta segunda-feira, dia 11. É o sétimo Centro de Hemodiálise entregue pelo Governo do Pará desde 2019, totalizando 150 novas máquinas para atendimento, ampliando em 900 novas vagas para pacientes renais crônicos.
O Governador do Estado, Helder Barbalho, esteve presente na entrega do Centro de Hemodiálise da unidade. Durante a cerimônia, falou sobre a importância do novo serviço.
“Com este sétimo centro entregue na gestão, estamos aproximando os atendimentos, diminuindo o sofrimento e as dificuldades de um tratamento que requer atenção especial. Com isso, o Hospital Regional Público de Castanhal se consolida como um dos mais importantes centros de saúde do Pará. Além de estarmos atendendo a população do nordeste do estado, esta estratégia permite ampliar a oferta de serviços de Belém, já que estes usuários eram atendidos na capital. Além de estarmos atendendo a região nordeste com o Centro de Hemodiálise de Capanema e Castanhal, abrimos novas vagas na Região Metropolitana para facilitar e acelerar os serviços para os pacientes renais crônicos do nosso estado”, declarou.
O Centro de Hemodiálise do Hospital Regional de Castanhal conta com 22 novas máquinas, com a capacidade de realizar 66 sessões por dia, de segunda a sábado, resultando no total de 1.716 por mês. O objetivo do novo Centro de Hemodiálise é atender pacientes dos 38 municípios do nordeste do Pará, ampliando em 132 as vagas ofertadas para pacientes renais crônicos.
A Secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz, falou sobre a o novo Centro de Hemodiálise do Hospital Regional de Castanhal: “Com essa entrega, ampliamos consideravelmente a capacidade de atendimento para pacientes renais, com muito conforto e modernidade. Não será mais necessário que os usuários de Castanhal e de municípios próximos se desloquem até Belém para ter tratamento de qualidade”, afirmou.
Serviço - A hemodiálise é o procedimento em que uma máquina filtra e limpa o sangue do paciente renal crônico, realizando o trabalho que o rim doente não pode fazer. O processo retira do corpo o excesso de líquidos e sal e permite ao paciente ter mais qualidade de vida. Em média um paciente precisa realizar semanalmente três sessões em dias alternados para garantir os resultados do tratamento e uma vida saudável.
Para ter acesso ao serviço, o usuário do Sistema Único de Saúde (Sus) deverá ser encaminhado pela Central Estadual de Regulação, onde estão cadastrados os pacientes que necessitam do tratamento.
Texto: Edilson Teixeira e Laís Menezes (Ascom / Sespa)