Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Projeto da Horta Hospitalar do HGT fortalece vínculos, gera conhecimentos e promove a troca de experiências

Os alimentos cultivados são incorporados à alimentação dos pacientes e colaboradores do HGT

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
11/12/2023 13h46

A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio da sua Comissão de Sustentabilidade, vem promovendo práticas ambientais responsáveis e, entre suas iniciativas, destaca-se a manutenção de sua Horta Hospitalar e livre de agrotóxicos, e se tornou um símbolo de comprometimento com a sustentabilidade, saúde e educação no local.

Supervisionada pela comissão, a horta não é apenas um espaço de cultivo, mas também um projeto dinâmico. Além de ser uma fonte de alimentos frescos, desempenha um papel crucial na reabilitação e no bem-estar dos pacientes atendidos pelo HGT, graças à prática de Hortoterapia.

Emanuelle Campiolo, presidente da Comissão de Sustentabilidade, explica que a manutenção e revitalização periódica da horta são conduzidas por alunos do curso de Agropecuária da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e pelos participantes da comissão.

"Esses estudantes aplicam as experiências adquiridas em sala de aula para a gestão sustentável do espaço. O envolvimento estudantil não apenas fortalece a parceria entre o HGT e a comunidade acadêmica, mas também contribui significativamente para a educação prática em agricultura natural. A horta é um reflexo tangível do nosso compromisso com a sustentabilidade, saúde e educação. Nosso objetivo é incorporar práticas inovadoras que possam impactar positivamente na vida dos colaboradores, usuários e seus acompanhantes, além de toda a comunidade".

No espaço, são cultivados diversos vegetais, incluindo couve, jambu, alface, tomate, cheiro verde, coentro e abóbora. Essa variedade não apenas enriquece as opções alimentares no HGT, mas também contribui para a promoção da biodiversidade local.

A inovação na utilização da horta se estende além do cultivo. A prática da Hortoterapia, supervisionada pela equipe de fisioterapia, se mostrou benéfica para os pacientes. Participar ativamente do processo de cuidado das plantas, desde regar até mexer na terra, oferece uma forma terapêutica de promover a saúde mental e emocional dos pacientes em tratamento.

"É muito bonito o espaço verde. Eu nunca estive internado no HGT, mas posso imaginar o quão desafiador é passar por essa experiência. Saber que no hospital tem um espaço onde a pessoa pode sair do leito e fazer algo diferente é bem legal. Parabéns ao hospital pela horta," ressaltou a usuária Fátima Alves, 26 anos. Ela esteve na unidade para realizar uma consulta ambulatorial com médico ginecologista e foi convidada para conhecer a horta da unidade hospitalar.

Os alimentos cultivados são incorporados à alimentação dos pacientes e colaboradores do HGT. Essa prática não apenas garante a oferta de alimentos frescos e saudáveis, mas também reduz a dependência de produtos industrializados, promovendo uma dieta equilibrada e nutritiva.

“No cenário em constante evolução da saúde e do meio ambiente, a Horta  do HGT permanece como uma testemunha viva do potencial de mudança positiva que pode ser alcançado quando a preocupação com a sustentabilidade é integrada às práticas cotidianas de um hospital”, finalizou Campiolo.

Em 2023, o HGT participou da competição de sustentabilidade "Guardião Azul", iniciativa promovida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), entidade responsável pela administração da unidade em colaboração com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital conquistou o primeiro lugar e foi premiado em reconhecimento às suas práticas sustentáveis exemplares.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.


Texto: Andrey Silva/ Ascom HGT