Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Fonoaudiologia é essencial para reabilitação de crianças com deficiência

No Dia do Fonoaudiólogo e da Criança com Deficiência, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação destaca a importância dessa especialidade para seus usuários

Por Pallmer Barros (CIIR)
09/12/2023 08h02

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, celebra neste sábado (9) o Dia do Fonoaudiólogo e da Criança com Deficiência, destacando a importância desta especialidade dentro da equipe multiprofissional que conduz diversas terapias para a reabilitação dos usuários.

Segundo Rúbia Jussara, fonoaudióloga do CIIR, a especialidade ajuda a tratar distúrbios da comunicação, linguagem, fala, audição e deglutição. “Profissionais dessa aérea contribuem para melhor qualidade de vida, promovendo a recuperação e aprimorando habilidades essenciais para interação social e funcional dos reabilitandos”, informa.Rúbia Jussara, fonoaudióloga do CIIR, durante o atendimento a um dos usuários do CIIR

A fonoaudióloga ressalta ainda que o trabalho é desenvolvido em diversas áreas, como linguagem oral, habilidades auditivas e motricidade orofacial. O desenvolvimento da fala pode variar, mas geralmente, se uma criança não está atingindo certos marcos de linguagem, pode-se considerar um possível atraso de fala.

Sinais - “Por isso, deve-se ficar em alerta em caso de sinais, como ausência de balbucio (emitir sons de consoantes e vogais seguidas) até os 12 meses de vida, e fala ininteligível até os 18 meses. Sugere-se procurar o profissional de saúde, como um fonoaudiólogo, para uma avaliação mais detalhada. Cada criança é única, mas identificar possíveis atrasos precocemente pode facilitar a intervenção”, aconselha Rúbia Jussara.

Percebendo alguns destes sinais, Mariza da Silva, 30 anos, foi em busca de auxílio de profissionais para o filho, Gael Santos, 2 anos. De acordo com a mãe, em apenas oito meses de acompanhamento no CIIR o menino, que reside no município de Aurora do Pará, a cerca de 189 km de Belém, contabiliza avanços. “Antes, não sinalizava seus desejos. Hoje, ele aponta quando está com sede, aponta para a boca; quando quer comer, aponta para a barriga. Ele já consegue falar papai e mamãe. Com o suporte da fonoaudiologia, dentro da equipe multiprofissional, meu filho está bem desenvolvido. Além do mais, com a participação dele na terapia de estimulação precoce, interage com as outras crianças e ganha desenvolvimento”, diz a mãe de Gael.

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários têm acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão da rede de saúde pública mantido pelo Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.