Hospital Regional dos Caetés realiza quase 2 mil atendimentos em fonoaudiologia
A importância do trabalho do fonoaudiólogo, profissional que celebra seu dia em 9 de dezembro, é reconhecida pelos usuários
Referência na oferta de assistência de média e alta complexidade para habitantes do nordeste paraense, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no município de Capanema, adere à celebração do Dia do Fonoaudiólogo – 9 de Dezembro, e destaca a importância da atuação deste profissional na unidade hospitalar, cuidando da saúde auditiva, vocal (fala/linguagem) e da motricidade oral de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De janeiro a novembro de 2023 foram realizados 1.974 atendimentos na especialidade, sendo 285 consultas e 1.689 exames, o que demonstra o compromisso da instituição com a promoção da saúde auditiva, vocal e das funções oromiofaciais da população.
Entre os usuários beneficiados pelo serviço está Antônio Carlos Correa de Sousa, 74 anos, residente na Vila de São Bento, a 70 km da sede municipal de Capanema. Ele está iniciando o tratamento devido a dificuldades auditivas, e agradeceu à equipe do HRPC.Antônio Carlos Correa de Sousa e o médico Nelson Furtado durante os exames especializados
Segundo o coordenador do Serviço de Reabilitação Multiprofissional, Nelson Furtado, o usuário Antônio de Sousa passou por exames de audiometria tonal e logoaudiometria, realizados pelo fonoaudiólogo, para avaliar sua capacidade auditiva e detectar possíveis alterações, e assim permitir medidas preventivas e tratamentos adequados, como o uso de aparelhos auditivos.
O profissional destacou a importância da fonoaudiologia na assistência hospitalar. “O fonoaudiólogo trata e previne disfunções que impactam a capacidade do indivíduo de se comunicar, abrangendo fala, escrita e motricidade oral, incluindo movimentos de sucção, deglutição e respiração. Assim, proporciona autonomia e qualidade de vida aos usuários”, informou o gestor.
Comunicação - De acordo com o fonoaudiólogo clínico, hospitalar e intensivista Mayron Barbosa, explicou que a fonoaudiologia compreende os diferentes aspectos da comunicação humana, visando aprimorar a qualidade de vida em todas as fases, desde o recém-nascido até o idoso. “É uma profissão que transforma vidas, conferindo novos significados à existência e proporcionando alegria quando um filho pronuncia a primeira palavra ou supera um obstáculo. Não apenas tratamos o indivíduo como paciente, mas oferecemos uma nova oportunidade de viver”, observou o profissional, que atua ainda com Análise do Comportamento Aplicado (ABA).
A gestão do HRPC reconhece não apenas a importância da fonoaudiologia como ciência, mas como um instrumento transformador, que dá voz à essência humana, permeando todas as fases da vida. “O Hospital Regional Público dos Caetés não apenas cuida, mas inspira, promovendo saúde, comunicação e novas oportunidades para todos que cruzam seu caminho”, completou Nelson Furtado.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122.7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC