Papai Noel leva presentes e alegria a crianças no Hospital Regional do Baixo Amazonas
A ação envolveu os setores de Oncologia, Clínica Pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da unidade
Em tratamento oncológico há um ano no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, município do Oeste do Pará, o menino Pietro Lopes Tavares, 3 anos, encontrou pela primeira vez o Papai Noel, nesta quinta-feira (7). “Ele gostou muito. Para mim, até por tudo o que passamos, pelo tratamento dele, é uma alegria muito grande vê-lo assim”, disse Francirleide Lopes de Oliveira, mãe de Pietro, sobre a reação do filho diante do maior símbolo da festa natalina. A família do paciente reside na comunidade Perímetro, no município de Monte Alegre, na mesma região.
O Papai Noel passou pelos setores de Oncologia, Clínica Pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da unidade da rede pública de saúde, que pertence ao Governo do Pará e é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde.A magia do Natal tomou conta de vários setores do HRB, alegrando Pietro e sua mãe
A ação foi realizada pelo Setor de Humanização com a parceria do projeto voluntário “Amigos dos Anjos de Deus”, sob a coordenação do Rio Tapajós Shopping. Além da visita do Papai Noel, as crianças ganharam presentes.
“Nós estamos muito felizes. Conseguimos brinquedos para todas as crianças internadas e as que vieram para consultas. Tirar essas crianças da rotina pesada de tratamento é muito importante. Elas ficaram muito felizes. Essa ligação dos pequenos com o Natal, o Papai Noel, é tudo de bom”, disse Aldenora Andrade, coordenadora do grupo “Amigos dos Anjos de Deus”.
“A gente se sente realizado em poder levar esse espírito do Natal para as crianças. É mais que um presente ou um gesto. É a energia do Natal, essa doação que muda vidas. Nosso coração está cheio de alegria por tudo o que a gente aprendeu hoje e conheceu do trabalho que é tão bem realizado aqui no Regional”, destacou Marlen Tapajós, gerente de Marketing do shopping.
Alegria e emoção – Resiele Colé, 6 anos, moradora do município de Oriximiná, vizinho a Santarém, está internada no HRBA desde agosto. “Ela estava esperando o Papai Noel desde cedo. Eu dei banho nela para aguardar a chegada dele e deu certo. Ele veio. Fico feliz demais”, contou o pai da menina, Concinaldo Colé.
Emoção - O responsável em dar vida ao Papai Noel foi Paulo Roberto Gomes da Câmara, 66 anos, que trabalha com o personagem há cerca de 40 anos. Ele se emocionou durante as visitas e no contato com as crianças. “A gente vê toda a luta deles aqui dentro, e às vezes reclama de tanta besteira na nossa vida. É uma verdadeira lição. Eu não trouxe nada para elas. Elas que me deram os sorrisos, o amor delas. É como se eu tivesse recebendo uma carga de energia muito boa, muito forte, de todos. É até difícil segurar a emoção”, ressaltou.
“Nosso objetivo foi trazer a magia do Natal, criando essa memória afetiva nas nossas crianças. Mostramos o espírito natalino e a energia que só essa época tem. A gente percebeu a alegria no olhar das crianças, e também dos pais”, explicou o supervisor de Humanização do Hospital, Douglas Caldeira.
Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade para cerca de 1,4 milhão habitantes de 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
Texto: Ascom/HRBA