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Jornada do "Seduc nas Escolas" discute Projeto Político Pedagógico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/02/2018 00h00

Com a temática “Revendo Práticas: Integrando Saberes” iniciou nesta terça-feira (27), a Jornada Pedagógica da Unidade Seduc na Escola (USE 11), no distrito de Icoaraci, em Belém. O evento reúne gestores de escolas e educadores para discutirem como é possível, por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP), as escolas avançarem em suas atividades pedagógicas com foco na aprendizagem dos alunos. A jornada prosseguirá até quarta-feira (28).

Os participantes das escolas de Icoaraci e das Ilhas de Belém tiveram uma programação com foco na atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) à luz da Base Nacional Comum Curricular  (BNCC).

Para o gestor da USE 11, Welber Amorim, “o PPP é a alma da escola, porque nele estão todos os projetos e programas da unidade escolar”. O objetivo da Jornada, de acordo com Amorim, é integrar as escolas, verificar o que elas estão desenvolvendo em atividades e, a partir daí, promover a troca de experiências exitosas entre os gestores de escolas.

“O risco de uma escola deixar o PPP de lado é o de ficar sem guia, sem norte, o que vai implicar em uma relação ensino aprendizagem deficiente. O Projeto Político Pedagógico pode, entre outras coisas, colocar em prática ações para prevenir a evasão escolar”, pontuou Welber Amorim.

A USE 11 reúne 25 escolas atendendo 18.500 estudantes em Icoaraci e nas Ilhas de Cotijuba, João Pilatos, Urubuoca e Pedra Branca. A troca de experiências positivas a partir do PPP entre as escolas envolveu a própria anfitriã da Jornada Pedagógica, a Escola de Ensino Técnico (Eetepa)  Francisco das Chagas de Azevedo, em Icoaraci.

De acordo com o diretor da Eetepa Francisco das Chagas, João Alberto Soares, o PPP da escola técnica, com foco no ensino profissionalizante, é desenvolvido a partir de um modelo muito parecido com o Novo Ensino Médio. A matriz curricular da escola, ou seja, o itinerário do aluno na instituição de ensino focado na profissionalização e a formação para o ingresso no ensino superior, nada mais é do que uma ação estratégica fundamentada no PPP.

A Escola Técnica em Icoaraci sedia, aos sábados, um cursinho preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com aulas voltadas para alunos da escola e da comunidade. Os professores são da própria Eetepa e graduandos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade da Amazônia (Unama).

Na Escola Estadual Avertano Rocha, em Icoaraci, com 1.953 estudantes, funcionou, em 2017, nove turmas de tempo integral com 360 alunos e, em 2018, serão 15 turmas (oito de 2º ano e sete de 1º ano), totalizando 610 estudantes. Outras ações positivas da Escola Avertano Rocha, como informou o diretor Adaelson Santos, é a Feira Vocacional, quando instituições de ensino superior expõem seus cursos e atividades aos estudantes na escola, e o projeto “Cultura Enem”, focado na preparação dos alunos para as provas do Exame Nacional, processos seletivos e concursos públicos.

O pedagogo José Pedro Oliveira, da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi o palestrante de abertura da Jornada Pedagógica. Ele pontuou que, o PPP como instrumento democrático da escola, possibilita que os educadores possam ver, julgar e agir, como colocou o também  pedagogo Paulo Freire. No caso, agir contra a evasão, repetência e a distorção idade-ano escolar entre os estudantes.