No Regional do Tapajós, atividades com músicas promovem bem-estar entre pacientes renais crônicos
O HRT atingiu a impressionante marca de mais de 100 mil sessões de hemodiálise realizadas
Reconhecida por sua capacidade de influenciar positivamente as emoções e o estado de espírito, a música tem demonstrado resultados promissores na melhoria da qualidade de vida e no alívio do estresse associado ao tratamento de doenças crônicas. No Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado no município de Itaituba, oeste paraense, o trabalho de musicoterapia, oferecido aos pacientes do setor de nefrologia, proporciona aos pacientes a oportunidade de relaxar, reduzir a ansiedade e até mesmo fortalecer os laços sociais, contribuindo assim para um ambiente terapêutico mais acolhedor e positivo.
Coordenado pelo psicólogo Silvio Jadão e com o apoio integral da equipe multidisciplinar, o projeto tem como objetivo principal integrar a música como uma ferramenta terapêutica, para enriquecer e humanizar o tratamento oferecido aos pacientes.
"Desde que comecei a trabalhar no setor de nefrologia, percebi uma necessidade urgente de implementar uma dinâmica que ajudasse os pacientes a lidar com a ansiedade durante as longas sessões de diálise, nas quais passam cerca de 4 horas sentados. Ao longo de um ano, notamos uma melhora significativa no ânimo dos pacientes e uma redução notável nas complicações durante as sessões", revelou.
A nefrologia é uma especialidade médica que trata de pacientes com doenças renais, muitos destes enfrentam desafios físicos, emocionais e psicológicos significativos. A seleção cuidadosa de músicas, ritmos e abordagens terapêuticas é realizada de forma personalizada, levando em consideração as necessidades individuais e preferências dos pacientes.
Segundo o diretor-geral Matheus Coutinho, é muito importante o apoio da equipe multidisciplinar, principalmente quando se identifica a receptividade positiva dos pacientes em relação à musicoterapia. "Estamos muito entusiasmados com os resultados iniciais. A música tem o poder de transcender as barreiras físicas e emocionais, proporcionando alívio e bem-estar aos indivíduos em tratamento", exaltou.
Em novembro deste ano, o Regional do Tapajós atingiu a impressionante marca de mais de 100 mil sessões de hemodiálise realizadas. Além de fornecer serviços de hemodiálise de alta qualidade, o hospital tem implementado ações de educação e conscientização para pacientes e suas famílias, com objetivo de promover a prevenção e o cuidado adequado para doenças renais.
Perfil - Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.
Texto: Ascom/HRT