Ideflor-Bio mobiliza comunitários para reunião do Conselho Gestor do Parque Estadual Charapucu
Durante o encontro, serão discutidas estratégias e ações para a conservação dessas espécies e para a gestão adequada da UC
Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) realizaram na última quarta-feira (6), incursões no Parque Estadual Charapucu, no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó, com o intuito de mobilizar a comunidade local para participar da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC).
Criada no ano de 2010 pelo Decreto Estadual nº. 2.592, com uma área de 65.181,94 ha, a UC visa preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
No local, estão presentes espécies como a onça pintada, o peixe-boi, o urubu-rei e o macaco caiarara, todos são considerados espécies-chave para a manutenção do equilíbrio ecológico da região e desempenham papéis fundamentais na cadeia alimentar e no funcionamento dos ecossistemas.
Neste sentido, a mobilização realizada pela equipe técnica do Ideflor-Bio no Parque Estadual Charapucu visa, portanto, garantir a participação ativa dos membros do Conselho na Reunião Ordinária, onde serão discutidas estratégias e ações para a conservação dessas espécies e para a gestão adequada da UC.
De acordo com o gerente da Região Administrativa do Marajó, Hugo Dias, "esse chamamento da comunidade é fundamental para que eles participem das tomadas de decisões dessa área tão importante para o dia-a-dia deles. Além disso, nossa intenção é reaproximar o Instituto da população do entorno do Parque e dos conselheiros, que são peça-chave na designação de políticas públicas para essa UC", enfatizou.
Texto: Pablo Allves (Ascom/Ideflor-Bio)