Novo ambulatório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna está em fase final de entrega
Serviço de Ambulatório Médico da instituição, onde pacientes passam por consulta em diversas especialidades e exames, é ampliado pelo Estado
O prédio onde funcionará o novo ambulatório da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, está prestes a ser entregue. O local, que funcionará no antigo hospital Santa Clara, na Avenida Rômulo Maiorana, está sendo readequado de acordo com as legislações vigentes e com projeto voltado para um atendimento humanizado e seguro aos pacientes atendidos. A previsão de entrega é em dezembro deste ano.
“O projeto foi concebido a partir de um levantamento elaborado pela equipe técnica de engenharia predial e arquitetura do HC, seguindo as diretrizes do programa de necessidades do hospital, corrigindo fluxos, rotinas de trabalho e funcionalidade de cada ambiente”, explicou Nathalia Freitas, coordenadora do setor de engenharia predial e arquitetura do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.
Em um terreno com área de 1,607,18 m², divididos em 3 pavimentos, a readequação aumentará o espaço destinado para a recepção e sala de espera dos pacientes, além de 25 novos consultórios, salas de atendimento, exames, laboratório e outros. “Estão sendo feitas reformas nos revestimentos de piso e parede, aplicação de forro em gesso, troca de luminárias, acabamentos e reforma na fachada principal”, acrescentou Nathalia.
Atualmente, o Serviço de Ambulatório Médico (SAM), recebe pacientes internos referenciados dos serviços de psiquiatria, cardiologia e nefrologia, e pacientes externos que chegam de ambulância ou encaminhados após a triagem.
Ampliação - Com a ampliação do SAM, a capacidade de atendimento emergencial e ambulatorial do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna irá aumentar. “A partir dessa parceria com o Governo do Estado, vamos conseguir ampliar os números de atendimentos realizados pelo Hospital, principalmente a ampliação da urgência cardiológica, que funcionará onde hoje é o ambulatório da Fundação”, ponderou Heloisa Guimarães, diretora-presidente do Hospital de Clínicas.
A secretária de Saúde, Ivete Vaz, destaca que “o nosso com esse novo ambulatório é justamente garantir atendimento de qualidade para os pacientes do HC e aumentar a capacidade de atendimento do hospital que é referência no Estado”, destaca a secretária.