Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'3º DATATHON'

Sefa faz maratona tecnológica para melhorias nas atividades da gestão tributária estadual

Participaram do evento os auditores de receitas estaduais da DAA, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Diretoria de Fiscalização (DFI) e tercerizados da área de tecnologia.  

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
05/12/2023 17h15

A Diretoria de Ambiente Analítico (DAA), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), realizou nos dias 4 e 5 de dezembro (segunda e terça), um evento denominado "3º Datathon". O nome do evento foi formado através da junção das palavras dados (data) e maratona (marathon). O evento utiliza a tecnologia para buscar soluções voltadas à melhoria das atividades da gestão tributária estadual. Participaram do desafio auditores de receitas estaduais da DAA, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Diretoria de Fiscalização (DFI) e o pessoal tercerizado da área de tecnologia.  

O tema deste ano foi  "Internalização fraudulenta", que é identificada quando o documento fiscal informa um destino para a mercadoria e ela é encmainhada para outro local, com o objetivo de evitar o recolhimento do imposto devido. "A internalização fraudulenta é o desvio de mercadorias para dentro do território do Pará, mas que na nota fiscal constam como destinatários firmas de outros Estados. A fraude envolve na maior parte bebidas alcoólicas que são desviadas para o Estado", explica Walcir Nogueira, diretor da DAA. 

"É importante registrar que a Diretoria de Fiscalização da Sefa já desenvolve ações exitosas relacionadas a internalização fraudulenta. O nosso desafio será detectar as fraudes de forma mais rápida, preferencialmente no ato da emissão da primeira Nota Fiscal eletrônica (NF-e) emitida pelo /para o fraudador", informa o auditor fiscal de receitas estaduais Eduardo Iketani, da DAA.

Segundo o secretário da Fazenda, René Sousa Júnior, que participou do evento, "a atividade já está incorporada ao calendário anual da Sefa e tem ajudado a criar soluções inovadoras e de impacto para as ações fiscais da Secretaria". 

A Sefa está ampliando as ações de fiscalização com tecnologia, especialmente com o uso do Big Data, área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados, grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.