Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Abelardo Santos conquista o primeiro lugar na Gincana Cidadã

Promovida pela Fundação Hemopa, a gincana ocorreu em em novembro. O HRAS contribuiu com a captação de 298 bolsas de sangue.

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
04/12/2023 18h09

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, conquistou o primeiro lugar, na categoria Hospitais, na Gincana Estadual Instituição Cidadã 2023, promovida pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A premiação foi entregue na manhã desta segunda-feira (4), na sede do órgão, e contou com a participação de gestores, servidores e o público em geral.

A dinâmica solidária é realizada anualmente e tem como objetivo incentivar a doação de sangue entre servidores dos órgãos públicos estaduais. “Ficamos bastante felizes e gratos pela premiação. Já é o segundo ano consecutivo que ganhamos, e para nós isso é muito gratificante. Mais do que a premiação, o melhor é ver o sorriso do paciente e dos familiares nos devolvendo toda essa alegria ao conseguir uma bolsa de sangue através da doação”, ressaltou Edilson Cardoso, enfermeiro atuante na Agência Transfusional do HRAS.

Servidores na solenidade de premiação da Gincana CidadãO Hospital Regional Dr. Abelardo Santos realiza, em média, 300 transfusões de sangue por mês. A parceria com a Fundação Hemopa permite sensibilizar os profissionais para o sucesso das campanhas de doação. “Realizamos um trabalho intenso de captação e incentivo à doação de sangue entre nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes, por meio de campanhas. Saber que estamos contribuindo para manter o estoque de sangue do Hemopa em dia é gratificante”, disse Bárbara Freire, diretora técnica da unidade de saúde.

Serviço: O HRAS, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mantém uma Agência Transfusional que atende 340 leitos, distribuídos pelas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), além do bloco cirúrgico e da Unidade de Urgência e Emergência.