Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Usina da Paz Guamá recebe programação da Agenda Cidade Unicef

A iniciativa reuniu cerca de 50 estudantes de cinco escolas públicas do bairro para falar sobre mercado de trabalho

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
02/12/2023 13h05

A Usina da Paz Guamá, em Belém, recebeu na manhã deste sábado (02), o terceiro encontro "A Inserção de Adolescentes no Mundo do Trabalho e Aprendizagem", que faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Pará, o Instituto Peabiru e a Prefeitura de Belém. A iniciativa reuniu cerca de 50 estudantes de cinco escolas públicas do bairro para discutir temas essenciais sobre o mercado de trabalho.

Edgar Barra, mobilizador de adolescentes do projeto Agenda Cidade Unicef "Estamos  aqui para dar dicas de empregabilidade, inserção no mundo de trabalho e aprendizagem. Já que estamos falando sobre oportunidade, o Unicef disponibiliza uma plataforma que funciona no Brasil inteiro chamada "Um Milhão de Oportunidades" que tem como objetivo oferecer cursos gratuitos online, conexão com empregadores e mentorias. A ideia é fazer um processo formativo", informou Edgar Barra, mobilizador de adolescentes do projeto.

Thayna Victoria de Araujo, estudanteA estudante Thayna Victoria de Araujo, de 17 anos, moradora do bairro do Guamá e estudante da Escola Frei Daniel, participa desde o primeiro encontro do projeto. "Estou aprendendo bastante coisa sobre trabalho e responsabilidade, estou adorando participar desses encontros, me identifiquei. Aqui eles falam sobre como está o mercado de trabalho e isso é muito bom, ainda mais que é difícil arranjar um emprego, então estou amando", disse.

O calendário deste evento, que começou em outubro, já abordou outros temas em oficinas e encontros com professores, educadores e equipes escolares sobre o racismo e o papel da educação na proteção de crianças e adolescentes contra violências, além da participação de adolescentes e jovens no Projeto de Vida e Dignidade Menstrual. Até o momento já participaram dessas ações 380 adolescentes e jovens, e 90 profissionais das escolas municipais no bairro do Guamá. 

Sobre o projeto - A #AgendaCidadeUNICEF tem por objetivo criar trajetórias de oportunidades para as crianças e adolescentes mais afetados pelo cenário de alta vulnerabilidade no cotidiano de pobreza, exclusão e violências nos centros urbanos. Considerado o mais populoso da capital paraense, o bairro do Guamá, no distrito D´água, foi escolhido como foco prioritário para as formações destinadas a adolescentes, familiares e profissionais que atuam na rede pública de educação.

As ações abordam diversas temáticas como racismo, educação, violências baseadas em gênero, fortalecimento de instituições de proteção e inclusão socioprodutiva de adolescentes e jovens com agenda prevista até fevereiro de 2024.

"O encontro é parte da iniciativa '1 Milhão de Oportunidades (1MiO)', que está direcionada a oferecer oportunidades no mundo do trabalho aos adolescentes e jovens através de uma forma segura. Com isso, o Unicef cumpre a agenda de compromissos com o Governo do Estado, que está na liderança desta agenda na região amazônica", informou Judith Léveillée, coordenadora do Unicef na Amazônia.

Além de Belém, outras cidades como Fortaleza, Recife, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo fazem parte desta iniciativa que traz um conjunto de ações que busca prevenir a violência, a discriminação e ter ainda um impacto na própria redução dos homicídios contra adolescentes.

Para saber mais sobre a iniciativa: https://www.unicef.org/brazil/agendacidadeunicef