Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LETRAS E MÚSICA

Orquestra Filarmônica apresenta repertório eclético na Festa Literária de Santarém

O evento, que difunde a literatura no oeste paraense, prossegue até domingo no Centro de Convenções Sebastião Tapajós

Por Governo do Pará (SECOM)
01/12/2023 21h58

Espetáculo de música e literatura no Centro de Convenções Sebastião TapajósA Orquestra Filarmônica de Santarém encerrou o Dia das Vozes da Infância e da Cultura de Paz na Festa Literária de Santarém, nesta sexta-feira (1º). Durante a manhã, alunos da educação básica apresentaram músicas e danças, e à tarde o palco Multivozes foi ocupado pelo Papo-cabeça. Elizangela Dezincourt e Débora Marcião falaram sobre “Literatura que canta, conta e desenha”, com a mediação de Roseane Serrão.

Em seguida, Rosilene Andrade mediou a conversa sobre “Cultura de paz nas escolas”, com o sargento Fabrício, Milca e Mendes, e Cristiane Moreira. O tema seguinte foi “A consolidação da arte pela paz”, com Anderson Pereira e Nilva Borari, e mediação de Marcelle Almeida.

Repertório - A Orquestra composta majoritariamente por jovens, com instrumentos de corda (violinos e violoncelos), encantou o público com um repertório que foi de Luiz Gonzaga a Mozart, passando por trilhas sonoras de filmes das sagas Harry Potter e Vingadores. A Orquestra, também composta por instrumentistas de sopro e percussão, completou 10 anos em 2023.

“Eu fico muito honrado, muito feliz e emocionado, porque é um trabalho dos músicos que estão começando. Alguns músicos que estão hoje aqui têm somente um ano de instrumento e já se desenvolveram a ponto de formar uma orquestra sinfônica. Além disso, eu fui uma das pessoas que, durante muito tempo, sonharam que nós tivéssemos uma orquestra sinfônica em Santarém. Para mim é a realização de um sonho. Santarém está ganhando cada vez mais músicos, agora dentro da vertente da música clássica”, contou o maestro titular da Orquestra, Rafael Macedo Brito.Público atento para a apresentação dos músicos na Festa Literária

Alunos do curso de Regência, Jordan Williams, Josué Carvalho e Alissa Soares dividiram o palco com Rafael Brito. Aymê Gadêlha, também aluna do curso, falou sobre a vivência na Orquestra. “Trabalho com música, como trompista, já tem 17 anos. Foi um trabalho árduo desde a minha infância, com a musicalização, desde a flauta doce até chegar à trompa, que é o instrumento que toco hoje na Orquestra. Tem sido uma experiência muito boa, trocar com os alunos mais novos, que estão começando agora, e desenvolver uma nova habilidade, a regência”, disse Aymê.

Rosenilda Souza contou que veio visitar a Festa Literária especialmente para ver a Orquestra. “Eu já tinha assistido, um tempo atrás, e hoje foi ainda mais lindo. Fiquei emocionada! Espero ter a oportunidade de ver ainda mais vezes”, afirmou a aposentada.

A Festa Literária de Santarém prossegue até o próximo domingo (3), das 9 h às 21 h, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, entregue recentemente pelo Governo do Pará.

Texto: Juliana Amaral - Ascom/Secult