Campanha alusiva ao Dezembro Vermelho é realizada no Hospital Regional do Tapajós
Com foco em orientações sobre a importância do diagnostico precoce da Aids e ISTs, a mobilização foi realizada por uma equipe multidisciplinar da unidade
O Hospital Regional do Tapajós (HRT) promoveu nesta sexta-feira (30), uma ação alusiva à campanha "Dezembro Vermelho", que contou com orientações sobre a importância do diagnóstico precoce da AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como prevenção e tratamento. A programação teve a realização de testes rápidos, palestras e acolhimento aos pacientes e acompanhantes na unidade.
Os testes rápidos são ferramentas cruciais, que permitem a detecção rápida do vírus HIV e outras ISTs, o que possibilita um encaminhamento ágil para tratamento e orientação adequada. Alem disso, o evento contou com palestras educativas que abordaram aspectos comportamentais, de prevenção e de enfrentamento ao estigma associado às infecções sexualmente transmissíveis.
Um dos pontos altos da atividade de hoje (01) foi o acolhimento oferecido às pessoas que procuram pelos testes rápidos. A empatia, o cuidado e o respeito são os pilares fundamentais no atendimento, que tem como objetivo não somente a oferta de informação, mas também o suporte emocional necessário para aqueles que recebem um diagnóstico positivo.
Para uma das organizadoras do evento, a enfermeira Bruna Santana, a iniciativa do "Dezembro Vermelho" no Regional do Tapajós representa um passo significativo na luta contra o avanço do HIV e das ISTs. Para a ação desta sexta-feira foram disponibilizados 520 testes, de HIV, Hepatite B e C, e Sífilis.
"A união de esforços, aliada à sensibilização dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, demonstra um comprometimento claro em promover a saúde e o bem-estar de todos" exaltou.
O diretor geral Matheus Coutinho disse que essa ação fechará o ano de 2023, não apenas reduzindo a incidência dessas infecções, mas também na contribuição para construção de uma comunidade mais informada e consciente. "O evento está marcando uma importante etapa na conscientização e prevenção do HIV e das ISD, não somente oferecendo testes rápidos e informações, mas também transmitindo a mensagem essencial de cuidado, empatia e solidariedade para com todos", destaca.
Serviço: Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.
Texto: Ascom HRT