Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

Socioeducandos da Fasepa participam de aula preparatória para o Enem PPL 2023

Por Ascom (Ascom)
01/12/2023 14h38

Jovens privados de liberdade participam de aula preparatória para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL) 2023, nesta sexta-feira (1) e na próxima quinta-feira (7). As aulas estão sendo realizadas na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); Secretaria de Educação (Seduc) e Instituto Ambient, organização social vinculada ao Projeto Escrevendo Reescrevendo Nossa História (Pernoh), de iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), com o objetivo de motivar os estudantes e preparar qualitativamente para o processo de aprendizagem em busca de resultados positivos na hora da prova.

Carlos Silva (professor Carlão), professor de redação que atua no Instituto Ambient, reforçou que se sente muito feliz em fazer parte desse momento, que é um trabalho que requer esforço conjunto. “Pretendo trazer dicas no campo da redação, para que os jovens tenham um melhor preparo antes do exame, e fazer com que o motivacional deles seja trabalhado, e que juntamente com os professores e monitores da Fasepa possamos garantir que absorvam as melhores informações possíveis”, disse o professor.

Os socioeducandos da Fasepa se submeterão ao Enem PPL 2023, que irá avaliar o desempenho dos estudantes concluintes ou que já concluíram o ensino médio como forma de ingresso no ensino superior. A prova está prevista para o dia 12 e 13 de dezembro, próxima terça e quarta-feira, com 34 socioeducandos inscritos, entre eles 25 alunos que participarão como treineiros, com o objetivo de conhecer a prova e ter melhor preparo e 9 que farão a prova para disputar uma vaga nas universidades.

Kátia Porfírio, coordenadora técnica da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS), avaliaKátia Porfírio - Coordenadora Técnica da DAS Fasepa o Enem PPL como uma experiência exitosa, apesar do número reduzido de socioeducandos que estão no ensino médio. “Esse é um momento significativo para a instituição na garantia do processo de educação do socioeducando. A Fasepa tem a preocupação de avaliar e revisar todo o processo educativo ao longo de 2023, para garantir um planejamento qualitativo e satisfatório para todas as unidades socioeducativas da região metropolitana e em nível regional, inclusive, iremos garantir essa programação on-line também para as unidades de Santarém e Marabá. Para a excelência do aprendizado, temos fortalecido cada dia mais a parceria com os professores da Seduc, além de apoio extra como o do instituto Ambient, para garantir a preparação desses adolescentes e jovens”, pontuou.

Os socioeducandos farão as provas seguindo o mesmo horário determinado previamente pelo Ministério da Educação e têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro das unidades socioeducativas.

Segundo o articulador estadual do Enem PPL pela Fasepa, “nosso objetivo é ampliar o conhecimento desses jovens e facilitar o fortalecimento do ensino dentro do sistema socioeducativo”, disse Geraldo.

Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa