Sarau Literomusical movimenta comunidade escolar na Vila Sororó
Atividade proporciona aos alunos da rede estadual outros instrumentos avaliativos, explorando criatividade e dons artísticos
Uma descoberta de talentos artísticos, culturais e literários. Assim foi o II Sarau Literomusical, promovido na noite de quinta-feira (30), pela Escola de Ensino Médio Acy Barros (Anexo II), que fica no Km 35 (Vila Sororó), em Marabá, região de integração Carajás. O evento faz parte da culminância do PIE (Projeto Integrado de Ensino), componente curricular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e reuniu além de cerca de 1.200 alunos, professores e toda comunidade escolar.
Para o diretor Josiel Rocha, o Sarau tem um brilho muito especial pelo grande envolvimento da comunidade. “É um projeto que traz o lado artístico, cultural e os alunos fazem apresentações musicais, danças, cantos e declamações de poesias. Com esse envolvimento, a gente tira o aprendizado exclusivo de sala de aula. É exatamente o que a educação prevê para o futuro da escola no Brasil, que o aluno deixe de ser um espectador e passe a ser um protagonista”, explica ele, acrescentando que o projeto envolve a luta, principalmente contra o racismo.
Docência - A professora de Língua Portuguesa Eliene Neves Gomes considera esse momento de interação entre a comunidade escolar como de extrema importância. “Porque é um momento em que a gente realmente percebe a aprendizagem em movimento, aplicada na prática. Então, é muito rico, é imensurável o conhecimento que esses meninos (as) adquirem ao preparar um evento como esse. Eles se debruçam na pesquisa e na música. Então, tanto a música, como teatro, contexto histórico, literaturas africanas, modernismo, romantismo, eles se dedicam porque veem um motivo real, prático para educação. Uma necessidade real de uso do conhecimentos. Eu sempre proponho esse tipo de evento para que os alunos possam trazer para a prática e construir conceitos aliando a teoria com a prática”, detalha a professora.
Participação - A aluna Ariane Araújo Andrade cursa o 3º ano do Ensino Médio e sua turma representa a terceira geração, que é da década de 60. “Hoje mesmo a gente está representando a revolução das minissaias, quando as mulheres começaram a se mostrar mais um pouco, enfrentando o machismo, a ignorância dos homens com elas mesmas. E está muito incrível, estamos descobrindo pintores aqui da nossa escola imitando artes antigas e também homenageando escritores, poetas, autores da época. Vamos sentir saudades ano que vem, né? Porque a gente não vai mais estar na escola”, disse ela, que finaliza o terceiro ano.
Vice-diretora da escola, Maria Pereira Lima lembra que foram dias e noites de dedicação para que hoje pudessem apresentar à comunidade de Vila Sororó os muitos escritos (poemas e poesias) da Literatura Brasileira de Matriz Africana e da Literatura Inglesa de Matriz africana.
“Neste trabalho os discentes mergulharam no Romantismo e Modernismo, para trazer para nós um resgate cultural destas duas importante épocas. Não podemos chamar esse momento de culminância de projeto mas, de um reavivamento de saberes, cantares, dizeres e fazeres.
Parabéns à família Acy Barros-Anexo II por proporcionar a esta comunidade o resgate da riqueza cultural de nossa gente”, enaltece Maria Pereira.
"Me encantei com o que vi e ouvi, os cartazes são de uma qualidade incrível, tanto no conteúdo quanto na estética, todas as apresentações, assim como as exposições, coerentes com a temática sugerida. Isso revela o empenho dos servidores da escola e principalmente, dos alunos. A comunidade do distrito Sororó está de parabéns”, elogia Magno Barros, diretor da 4ª DRE (Diretoria Regional de Ensino).
O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, festeja a promoção do Sarau no incentivo à arte e cultura. “A interação da comunidade escolar em eventos como esse, complementam o currículo escolar e contribuem para descobertas de talentos. Parabéns a todos da escola Acy Barros pelo Sarau Literomusical”, destaca João Chamon.
Texto: Emilly Coelho