Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap participa do VII Encontro Nacional das Escolas de Serviços Penais em Brasília (DF)

Evento lançou a Matriz Curricular Nacional e a Cartilha de Política de Educação em Serviços Penais e apresentou o diagnóstico das escolas penais em 2023

Por Caroline Rocha (SEAP)
29/11/2023 09h44

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), através da Escola de Administração Penitenciária (EAP), participou do VII Encontro Nacional das Escolas de Serviços Penais, evento organizado pela Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O encontro iniciou na última segunda-feira (27), em Brasília (DF), na sede da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e encerrou na quarta-feira (29).

Durante o encontro, também foram lançadas a Matriz Curricular Nacional e a Cartilha de Política Nacional de Educação em Serviços Penais (PNESP) da Senappen, além da apresentação do Diagnóstico das Escolas de Serviços Penais de 2023. O encontro reforça a atuação da Rede de Escolas de Serviços Penais (RESPEN) com a definição do eixos de ação educacional para os ano de 2024.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, Rafael Velasco Brandani, acompanhado da coordenadora geral da Escola Nacional de Serviços Penais, Stephane Silva de Araújo, e da Coordenadora de Política de Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Laís Helena de Queiroz.

O diretor da EAP, Paulo Cunha, acompanhado da coordenadora de Apoio Pedagógico, Fádua Ferreira e da coordenadora de Educação em Serviços Penais, Elisoneide Rodrigues, participaram do encontro representando a Seap do Pará. Cunha explica que a o evento abordou diversas temáticas relacionadas à formação dos servidores que atuam no âmbito das Polícias Penais de todo o país.

Os tópicos abordados foram: Atuação Pedagógica no Campo da Formação Policial; A Qualificação Continuada dos Servidores Públicos; Os Avanços do Ensino Remoto; O Papel do Líder na Geração de Engajamento em Sua Equipe; A Importância da Gestão Humanizada na Condução de Times de Alta Performance; Como Acessar os Recursos do Fundo a Fundo Para Fins de Capacitação; Combate e Enfrentamento à Tortura; A Polícia Penal no Contexto da Segurança Pública e do Respeito aos Direitos Humanos; Gestão de Risco e Formação Policial; Questões Raciais, Seletividade Penal e Racismo e a Relevância da Educação Antirracista no Contexto da Gestão Prisional.

No primeiro dia do encontro, o diretor da EAP foi um dos palestrantes do painel sobre Relatos de Experiências na publicação de artigos técnicos científicos na Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP). Paulo Cunha discorreu sobre o artigo “Projeto Zap Escola - Conhecimento na Palma da Mão”, de autoria das servidoras da Seap-PA, Camila Guimarães Rodrigues Cruz; Karina de Oliveira Cruz e Jhéssyca Dias de Carvalho. “O trabalho relata a experiência exitosa da EAP-PA em garantir a formação continuada para os servidores da Seap no período da pandemia da COVID 19”, explica Cunha.

“O encontro, que ocorre anualmente, é importante na medida em que possibilita a troca de experiências, o intercâmbio entre as escolas do todo o Brasil, além do rico debate sobre temas centrais relacionados à formação no âmbito da polícia penal, sobretudo o VII, que permitiu a presença também de outros servidores das escolas estaduais”, afirmou o diretor da EAP.

Texto de Márcio Sousa / Ascom Seap