Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TROCA DE EXPERIÊNCIA

Simpósio discute os desafios da pedagogia em ambientes hospitalares

Nesta edição participaram alunos das universidades, professores da Seduc, pedagogos e também profissionais da área de saúde

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
30/11/2023 16h09

mostra interativaProfessores que atuam em classes hospitalares das instituições de saúde do Estado e estudantes de pedagogia, participaram do "III Simpósio de Pedagogia em Ambiente Hospitalar, realizado no Centro de Estudos e Treinamentos (CETS) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMP) realizado nesta quinta-feira (30).

Realizado pela Santa Casa em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o evento de hoje (30) reuniu mais de 100 participantes que compartilharam das experiências que são desenvolvidas junto a educandos hospitalizados e também os que estão em atendimento pedagógico-domiciliar.

"O objetivo do encontro não é apenas apresentar as experiências adquiridas em classes hospitalares, mas também mostrar as pesquisas que estão em desenvolvimento dentro dessa área, assim como fazer uma mostra dos trabalhos. É uma forma de abrir espaço para que os professores possam mostrar aquilo que eles estão produzindo junto aos alunos, explicou a coordenadora do evento, Rosilene Gonçalves. De acordo com a coordenadora, nesta terceira edição participaram alunos das universidades, professores da Seduc, os pedagogos e também profissionais da área de saúde.

teatroEntre as experiências discutidas durante o evento, esteve a exposição e apresentação teatral interativa "O menino que aprendeu a ler", do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), ação que tem como objetivo motivar o paciente/estudante e contribuir com o aprendizado e o incentivo ao interesse pela literatura durante o período de internação.

"O projeto visa auxiliar o aluno no aprendizado da leitura e tudo começa com toda uma ambientação, da qual eles participam construindo os objetos interativos inspirados na vidas deles para depois entrar na alfabetização propriamente dita, e essa experiência vem sendo bem sucedida", ressalta Leonice Cardoso, professora da Classe Hospitalar do Hospital Metropolitano.

Rosilene Gonçalves - coordenadora do SimpósioOutro resultado que foi apresentado na dinâmica abordou as contribuições do estágio supervisionado em pedagogia hospitalar na Santa Casa, implementado há mais de 10 anos na instituição e pelo qual já passaram 190 alunos, como a pedagoga Marilene Carvalho.

Para Marilene, que participou da segunda turma de estágio supervisionado, a prática pedagógica no hospital ampliou seu horizonte profissional. "Eu não tinha ideia da possibilidade das práticas pedagógicas no ambiente hospitalar e essa oportunidade que tive no estágio me proporcionou esse conhecimento de formação técnica, mas também humana", disse a pedagoga.