Hospital Abelardo Santos promove encontro sobre humanização e qualidade assistencial
O evento, que teve a participação da Sespa, foi alusivo ao Dia Nacional da Humanização, celebrado em 29 de Novembro
O I Encontro de Humanização voltado à qualidade e melhorias nos processos do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, ocorreu na tarde desta quarta-feira (29). O evento, promovido pelo Setor de Humanização do HRAS, contou com palestras sobre a Política Nacional de Humanização, e evidenciou práticas humanizadas já realizadas pelo Hospital ao longo dos anos.
“É com grande satisfação que reunimos profissionais para discutir estratégias que promovam não apenas a excelência clínica, mas também a experiência positiva do usuário e acompanhante”, afirmou Suzane Gonzaga, supervisora do Setor de Humanização.Profissionais do HRAS assistiram a palestras sobre a Política Nacional de Humanização
À tarde, os participantes conheceram a atuação do Setor de Humanização e sua importância para a qualidade assistencial prestada ao paciente. “O evento trouxe à tona o debate sobre como a humanização se entrelaça com a qualidade assistencial. Não se trata apenas de procedimentos clínicos, mas de construir uma relação de confiança, empatia e respeito entre os profissionais de saúde, usuários e acompanhantes. Vimos como pequenas mudanças nos processos podem ter um impacto significativo nessa experiência e na eficiência dos serviços prestados”, ressaltou Suzane Gonzaga.
Dia Nacional - Segundo Guilherme Martins, coordenador Estadual de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e ministrante do evento, “é importante destacar a iniciativa do Hospital em comemorar hoje, no dia Nacional da Política de Humanização, e convidando a Coordenação de Humanização, para que a gente possa falar do cenário e da prática diária, linkando com o papel do Hospital e o papel do Comitê de Humanização na implementação da política”, destacou o coordenador.
Unidade da rede pública de saúde do Pará, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa. A instituição disponibiliza 11 especialidades médicas e conta com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos.