Regional do Baixo Amazonas aumenta em 40% o número de cirurgias realizadas
Unidade é referência em procedimentos de média e alta complexidade e recebeu recentemente nova torre de vídeo para cirurgias de videolaparoscopia
Referência em cirurgias de média e alta complexidade para os 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, aumentou em mais de 40% o número de cirurgias realizadas na unidade.
De janeiro a outubro deste ano, o HRBA realizou 5.404 cirurgias, que representa cerca de 540 procedimentos por mês. A marca significa um aumento de 1.634 cirurgias ou seja, 43% a mais do que o realizado no mesmo período do ano passado, quando foram ofertados 3.770 procedimentos à população.
"Atender e levar qualidade de vida aos pacientes é muito gratificante. Poder tirá-los da fila da cirurgia e ofertar este serviço de saúde humanizado, é muito importante para nós do HRBA", explicou a enfermeira Mirelli Nobre, coordenadora do centro cirúrgico da unidade.
O Regional, que pertence ao Governo do Pará e é administradado pelo Instituto Social Mais Saúde, possui um centro cirúrgico com cinco salas de operação e equipamentos de alta tecnologia para a realização dos procedimentos. Ao todo, 25 colaboradores trabalham neste serviço, além de toda a equipe médica que comanda as operações.
No HRBA são realizadas cirurgias em mais de 20 especialidades médicas, como oncologia, ortopedia, neurocirurgia, transplantes renais, captação de órgãos, cirurgias cardíacas, cirurgias plásticas, entre outras.
"Por termos um perfil oncológico, essas cirurgias acabam sendo fundamentais para o tratamento e cura dos pacientes. Também temos várias outras especialidades, como procedimentos cardiovasculares e ortopédicos, que são igualmente muito importantes à população", destacou Alexandre Gomes, diretor técnico do HRBA.
Videolaparoscopia - No mês de outubro deste ano, o HRBA recebeu do Governo do Estado uma torre de vídeo 4K que possibilita realizar cirurgias de videolaparoscopia, procedimentos que abordam os órgãos internos através de pequenas incisões.
A videolaparoscopia é realizada com o auxílio de uma câmera conectada a uma ótica que é manipulada com auxílio de pinças. No Regional, várias especialidades de cirurgia já aderiram à nova técnica.
"As cirurgias por vídeo levam um certo conforto ao paciente, o que leva o paciente a vivenciar um trauma menor, já que não é necessário fazer a abertura total da cavidade abdominal, apenas um furinho. Temos uma recuperação mais rápida, a alta mais rápida desse usuário e desta maneira conseguimos realizar cada vez mais cirurgias", destacou o médico oncologista e diretor técnico.
Serviço - Localizado no oeste do Pará, o HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.
Texto: Ascom HRBA