Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITA CULTURAL

Em visita ao Teatro da Paz, CIIR proporciona vivência de cultura aos reabilitandos

Por Pallmer Barros (CIIR)
29/11/2023 15h18

Com olhares vidrados e encantados, crianças e jovens que integram as Oficinas de Teatro e Artes Visuais do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, tiveram nesta quarta-feira (29), a oportunidade de realizar visita ao Teatro da Paz, local de referência da cultura na região amazônica. 

Organizado pelo setor de Arte e Cultura e conduzida de maneira integrada pelas oficinas, a atividade externa é fruto de um projeto que tem como objetivo incentivar um olhar "cultural como vivência de mundo, pois o local é arquitetônico e histórico para a nossa cidade. Além disso, a visita é também para que eles conheçam tudo que implica ao teatro de uma forma mais abrangente como por exemplo, vai da iluminação que passa pelo palco, camarim a figurinos; ao longo das nossas atividades dentro da oficina, os usuários conhecem a teoria e, estando in loco, é um outro olhar", explica a professora de teatro do CIIR, Paula Barros.  

A profissional reforça que após a visitação, a Oficina do Centro de Reabilitação pretende buscar pautas de teatro para a realização de apresentações externas dos reabilitandos que, atualmente, acontecem apenas durante as aulas em meio aos acompanhamentos e em eventos realizados na instituição.

"O setor de Arte e Cultura pretende expandir cada vez mais o desenvolvimento dos nossos usuários, paralelamente, as terapias gerando o protagonismo deles. Além do mais, realiza-se o fomento da cultura e inclusão social que é um direito deles". Ainda de acordo com a professora, "a maior parte dos integrantes do grupo que trouxemos nunca entrou em um teatro, e as mães também.  Por diversos fatores, eles não têm acesso à cultura. Para superar essas barreiras, iniciamos esse projeto de visitação em espaços culturais".  

Entre os visitantes entusiasmados com o espaço arquitetônico, estiveram Daniely Siqueira, de 35 anos, e a reabilitanda Rihanna Siqueira, de 7 anos. Mãe e filha nunca haviam estado em um teatro e a presença delas, juntas, conforme a acompanhante, foi de fundamental importância.

"Quando fui informada sobre a visita fiquei fascinada. Criei uma grande expectativa, porque eu, com esta idade, nunca tive oportunidade de conhecer o Teatro da Paz, apenas ouvia falar. Assim como minha filha também ficou ansiosa por este dia. Não há palavras para descrever a felicidade em conhecer o Teatro da Paz, que é lindo demais". 

Segundo a mãe, as aulas na Oficina de Teatro contribuiram para a filha avançar positivamente em seu quadro clínico de autismo e paralisia cerebral e, potencializou a socialização e desenvolvimento cognitivo.

"Há um ano a Rihanna participa da oficina e, durante este período, conquistou desenvolvimento em vários fatores. Um dos pontos é a interação com as pessoas. Antes, ela não brincava com as outras crianças. Hoje, ela consegue se adaptar nos ambientes em que chega. O teatro a incentivou a gostar da dança; em casa, o passatempo dela é ouvir a música e dançar. A sensibilidade ao barulho, no caso a ouvir música, ela era sensível, e isto mudou", conta Daniely, que reside em Castanhal, na Grande Belém. 

A atividade externa tem o caráter de finalização do ciclo da Oficina de Teatro que teve a duração de um ano. 

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários têm acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.