Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUPORTE

Semu e CEDM fortalecem rede de atendimento às mulheres no Baixo Amazonas

Ações Estratégicas em Alenquer, Óbidos e Oriximiná Visam Potencializar o Apoio às Mulheres na Região

Por Helena Saria (FCP)
29/11/2023 14h29

Com a missão de aprimorar o suporte às mulheres na região do Baixo Amazonas, com ações transformadoras, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM), realizou uma série de ações estratégicas nos municípios de Alenquer, Óbidos e Oriximiná, durante a última semana de novembro.

Na cidade de Alenquer, a Semu realizou um monitoramento intensivo da rede de atendimento às mulheres. Na ocasião, equipes realizaram visitas estratégicas aos serviços de saúde, delegacia e assistência social, com o objetivo de fortalecer o fluxo de atendimento e proporcionar suporte em diversas situações. Durante a visita, foi realizada uma reunião com os movimentos de mulheres que esteve focada em fortalecer o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres.

Já em Óbidos, a Semu ampliou suas ações com visitas estratégicas aos serviços de CREAS, CRAS, Polícia Civil e Ministério Público, que são fundamentais na rede de atendimento às mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, junto com os movimentos sociais, foram aliados na discussão de estratégias que visam fortalecer as ações do conselho. A agenda culminou com um encontro da rede de atendimento, buscando potencializar o fluxo de apoio às mulheres na região.

Em Oriximiná, a equipe da Secretaria das Mulheres voltou seus esforços nos encontros com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, com objetivo de fortalecer as atividades do conselho no município. Paralelo ao encontro, foi dado início ao processo de monitoramento da Rede, através de reuniões na Secretaria de Assistência Social e Saúde, e também com visitas aos equipamentos CREAS, CRAS Ribeirinho e Coordenadoria da Mulher.

A Semu esteve de forma ativa nos encontros na Delegacia de Polícia e no Ministério Público, culminando com a realização do encontro da Rede de Atendimento às Mulheres, onde foram tratados os ajustes no fluxo de aprimoramento dos encaminhamentos. Ainda no município, destacou-se a criação recente da Coordenadoria Municipal da Mulher e do Gabinete Rosa, um espaço de atendimento localizado no shopping da cidade, que proporcionou às mulheres a oportunidade de realizarem denúncias e também de receberem assistência de uma equipe psicossocial.

Marcia Jorge, coordenadora de Enfrentamento à Violência da Semu, destacou a importância dessas iniciativas. "Estamos focadas em consolidar estratégias que fortaleçam a rede de atendimento às mulheres, promovendo a integração entre os diversos serviços e garantindo suporte abrangente e eficaz".

Paula Gomes, Secretária de Estado das Mulheres, destacou o papel importante da colaboração. "Trabalhamos em conjunto com os conselhos para discutir estratégias que fortaleçam nossas ações na região, consolidando parcerias e promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor".

A jornada da Semu na região do Baixo Amazonas esteve com os esforços concentrados na consolidação de estratégias para o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres, criando sinergias entre os diversos serviços e consolidando esforços para garantir um suporte abrangente e eficaz.

Com isso, pode se destacar que as iniciativas da Semu na região do Baixo Amazonas evidenciam o comprometimento do Estado em promover um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres, com parcerias, fortalecendo conselhos e aprimorando os serviços essenciais.