Usina da Paz Guamá inicia aulas do Projeto Geração Empreende+
A capacitação percorrerá as demais UsiPaz de Belém, a fim de beneficiar 500 empreendedores, selecionados por edital
O curso de formação do Projeto Geração Empreende+, iniciativa da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), foi iniciado nesta semana na UsiPaz Guamá, percorrerá as demais UsiPaz de Belém (nos bairros Bengui, Terra Firme, Jurunas/Condor e Cabanagem).
Jorge Vaz, coordenador de Emprego e Renda da SeacA formação pretende beneficiar em torno de 500 empreendedores, selecionados por edital. O coordenador de Emprego e Renda da Seac, Jorge Vaz, explicou que o programa beneficiará quem já tem um empreendimento ou ainda está na fase de planejamento. “Teremos uma formação completa, durante uma semana, para que a pessoa tenha noções básicas de empreendedorismo. Na semana seguinte, teremos mentoria individualizada para negócios e, a partir daí, os empreendedores poderão contar com um microcrédito de R$ 2.000,00 para investir no negócio”, esclareceu o coordenador.
Oportunidade - Para Heloísa Direito, 54 anos, o curso é a oportunidade de realizar um dos seus grandes sonhos: abrir uma lanchonete no seu bairro, o Guamá. “Estou aprendendo com esse curso que não posso desistir jamais dos meus sonhos. Por isso, quero começar no meu bairro, oferecer o que tenho de melhor para a minha vizinhança e, quem sabe, ganhar o mundo com o meu empreendimento”, contou Heloísa.Empreendedores que residem no Guamá aproveitam a capacitação oferecida na UsiPaz
Na tarde desta terça-feira (28), o professor Andrew Brito abordou mentalidade empreendedora e a ferramenta Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios), um meio visual para enxergar o próprio negócio em pequenas partes fundamentais. “Através das ferramentas que vamos apresentar e ensinar, queremos possibilitar que a jornada destes empreendedores seja mais fácil, trazendo ideias que sejam aplicáveis e práticas, de acordo com suas realidades”, esclareceu o professor. Os empreendedores também puderam conhecer e aprender com Carlos Lisboa, fundador da rede de food truck paraense Hot Way.
Ainda nesta semana serão ofertadas aulas sobre Educação financeira e Marketing digital.
Serviço: Em dezembro, as Usinas da Paz do Bengui e Terra Firme recebem a formação. No início de 2024 será a vez das UsiPaz Jurunas/Condor e Cabanagem.
Texto: Giovanna Piani - Ascom/Seac