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EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Ciclo reúne profissionais para diálogo sobre educação integral no Pará

Governo, representantes das escolas e diretorias regionais constroem a institucionalização desse regime de ensino

Por Governo do Pará (SECOM)
27/11/2023 23h50

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre ensino de tempo integral, bem como regulamentar o modelo pedagógico e de gestão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta segunda-feira (27), um Ciclo de Diálogos com profissionais e representantes de unidades escolares. De forma on-line, o encontro envolveu as diretorias Regionais de Ensino (DRE) de Abaetetuba, Altamira, Região das Ilhas, Cametá, Breves, Marabá, Parauapebas, Tucuruí, Xinguara e Conceição do Araguaia.O Ciclo de Diálogos reuniu profissionais e representantes de unidades escolares

“No Estado do Pará, a gente ainda não tem uma lei estadual que institui o ensino integral como um programa. Nós fizemos uma série de diálogos com os representantes das escolas e das diretorias regionais de ensino para pensar, junto com eles, quais são os elementos do ensino integral a serem regulamentados e normatizados, para que a gente possa ir juntos, a partir de uma consulta da rede, em um processo bastante democrático, construir essa institucionalização do ensino integral”, informou a coordenadora de Escola de Tempo Integral, Gabriela Bonfim.

Atualmente, a Seduc tem 81 escolas de tempo integral, sendo nove no ensino fundamental e 72 no ensino médio.

No período de 21 a 24 deste mês, uma equipe da Secretaria já havia se reunido e dialogado com a comunidade escolar para debater o processo do modelo integral de ensino. Os encontros foram com profissionais das escolas de tempo integral de diversas diretorias Regionais de Ensino, iniciando por Castanhal, e prosseguindo em Bragança, Belém e Santarém.

Todas as regiões - A escuta ocorreu em dois níveis. No primeiro momento, as escolas receberam um roteiro com algumas perguntas norteadoras sobre o ensino integral e elementos a serem regulamentados. Houve a participação de toda a comunidade escolar. No segundo momento, o encontro com o órgão central contemplou todas as regiões.

Esse processo contou com a especialista em Educação Maria do Socorro da Silva, referência em educação de tempo integral na DRE Abaetetuba. “O ciclo foi importante porque pudemos contribuir com a implantação do modelo na escola. Cada unidade escolheu sua forma de registro, que poderia ser feita por ata, relatório ou fotografia, elementos que serviram como subsídio na participação da reunião para institucionalização do tempo integral no Pará”,  contou a especialista.

Participaram do diálogo 177 representantes de escolas de tempo integral do Pará, nos modelos presencial e remoto.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc