Encontro sobre Arte, Educação e Inclusão ocorrerá no Curro Velho nesta quinta-feira
Ação tem parceria da Sociedade de Educadores Sociais e Instituições, e será 8h às 11h45, com a participação de servidores da Fundação Cultural do Pará
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio de sua Diretoria de Oficinas Culturais e Iniciação Artística, promove o encontro sobre Arte, Educação e Inclusão, em parceria com a Sociedade Civil, Educadores Sociais e Instituições. O evento ocorrerá no Núcleo de Oficinas Curro Velho, na próxima quinta-feira, 30, das 8h às 11h45, contando com a participação de servidores da FCP, instituições que trabalham nessa perspectiva e profissionais na área das artes. As inscrições online estão abertas, a todos que tem interesse, até o dia 29 de novembro, ver link abaixo.
Esta iniciativa pretende congregar experiências, informações e aparatos institucionais com propósito de discutir práticas e encaminhamentos para possíveis políticas públicas, além de criar alinhamentos, por meio de diálogos, da troca de experiências e de articulações conjuntas, as práticas que associam: arte, educação e inclusão social no Estado do Pará.
A Diretoria de Oficinas Culturais e Iniciação Artística, ao planejar, articular e realizar este encontro, busca cumprir o seu papel de promotora do protagonismo social no campo da arte e dos ofícios, na perspectiva da ampliação e aprimoramento das ações e mecanismos que promovem a inclusão social em nosso Estado.
No evento, foram convidados representantes de instituições que atuam na área da arte, educação e inclusão, entre eles estão a Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Fundação Pestalozzi do Pará, Abrigo Especial Calabriano, Coordenadoria de Educação Especial (Coees/Seduc), Movimento de Emaús, Núcleo de Arte Cultura e Educação (NACE/Semec).
Ademais, estarão presentes os profissionais em arte que atuam nessa área, a Adriana Cruz, Áureo DeFreitas, Cleber Cajun, Ester Sá, Marina Mota, Paulinho Maia, Salomão Habib, Waldiney Machado Bastos e Pawer Martins. Além dos servidores da FCP como Francisco Aires, que é psicólogo, Ana Margarida que é assistente social e Thays Reis Técnica em Gestão Cultural.
A profissional também realiza um projeto de dança em cadeira de rodas chamado “Companhia do Nosso Jeito”, que envolve jovens, crianças e adultos, onde possui o apoio da Fundação Cultural do Pará e da Secretaria de Esporte e Lazer, através do governo do Estado do Pará, e falou um pouco de como será o evento. “Vai ser um momento muito especial onde nós, fazedores da arte e pensadores da inclusão, como sendo fundamental nesse processo, vamos estar discutindo e também podendo trocar ideias entre as áreas artísticas da dança, da música e das artes plásticas para que venham novos projetos, projetos híbridos, projetos parceiros que possam estar fomentando novos artistas e abrindo cada vez mais as portas da inclusão”, disse Thays Reis.
Paulo Assunção, diretor de Oficinas Culturais e Iniciação Artística, junto com sua equipe criaram esse projeto para falar sobre a importância de se colocar em discussão o tema inclusão, e o diretor falou mais sobre como surgiu essa iniciativa. “Tivemos a ideia de reunir entidades, instituições que trabalham tanto a educação como a saúde, para falar do seu olhar sobre a inclusão, que tem vários aspectos na sua prática, e no momento que você reúne essas pontas você ouve relatos, ideias, e propostas que podem levar a um encaminhamento para, quem sabe, uma política cultural”, disse Paulo.
“É importantíssimo discutirmos este assunto, unir estas pontas em uma roda de conversa, em um debate, então nós do Curro Velho, que somos protagonistas nesta área, quando se trata de educação não formal e inclusão com a arte nos colocamos como os proponentes deste encontro, trazendo entidades e artistas para quem sabe tornar o evento um encontro frequente”, finaliza o servidor.
Serviço
Encontro sobre Arte, Educação e Inclusão
Data: 30 de novembro
Horário: das 8h às 12h
Local: Núcleo de Oficinas Curro Velho, R. Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo, Belém
Para se inscrever, clique aqui.
Texto de Jhullyele Santos Ascom/ FCP