Poli Metropolitana intensifica combate a doenças infecciosas; saiba como se prevenir
Diagnóstico e o tratamento precisam de abordagens personalizadas, levando em consideração idade, comorbidades e possíveis complicações
Na incessante busca por promover a saúde e o bem-estar da população paraense, a Policlínica Metropolitana se destaca como um importante centro de referência no enfrentamento das doenças infecciosas. A médica pneumologista Flávia Farinha de Assis ressalta a importância de práticas cotidianas para prevenir doenças infecciosas.
"A prevenção, de modo geral, se faz com boas práticas de alimentação, higiene e vacinação. Vacinas como influenza, tríplice viral e anti-pneumocócicas desempenham um papel crucial na proteção contra agentes infecciosos", destaca a especialista. Além disso, Flávia enfatiza que o controle de doenças crônicas e a prática regular de atividade física contribuem para uma regulação imunológica mais eficaz.
Diagnóstico e tratamento - De acordo com a médica, o diagnóstico e o tratamento das doenças infecciosas requerem abordagens personalizadas, levando em consideração idade, comorbidades e possíveis complicações. "Geralmente, utilizamos antibióticos e antivirais, e a Policlínica dispõe de recursos como exames de imagem, radiografias de tórax e tomografias, além de exames laboratoriais, que são fundamentais para a avaliação médica", esclarece.
Devido à natureza aguda dessas doenças, a pneumologista aconselha que pacientes que suspeitam de pneumonia busquem atendimento em pronto socorros ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pois os serviços na Policlínica são, predominantemente, ambulatoriais.
Qualidade - A Policlínica Metropolitana, por meio de seu serviço de pneumologia, dedica-se à investigação e tratamento de doenças pulmonares. "Nosso objetivo é que os pacientes alcancem um bom controle de sintomas, reduzindo exacerbações que podem levar a infecções pulmonares, resultando em menos visitas às urgências e internações. Tudo isso culmina na melhoria significativa da qualidade de vida dos pacientes pneumopatas", destaca a médica Flávia Assis.
O diretor-executivo da Policlínica Metropolitana, Anderson Albuquerque, reforça o compromisso da instituição em proporcionar serviços de excelência. "Estamos empenhados em fortalecer a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas. A Policlínica se destaca como um ponto de referência para a comunidade, e continuaremos a investir em recursos e tecnologias que promovam a saúde e o bem-estar de todos os paraenses", afirma o gestor.
A Policlínica Metropolitana reafirma seu papel fundamental no enfrentamento de doenças infecciosas, comprometendo-se a oferecer cuidados especializados e aprimorar constantemente seus serviços em prol da saúde da população.
Serviço - Na unidade, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa), são atendidos adultos e crianças de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mas, a Policlínica Metropolitana não é porta-aberta, ou seja, o usuário deve agendar o serviço antes de procurar a unidade.
Os exames e consultas são agendados por meios eletrônicos, no WhatsApp (91) 98521.5110 ou pelo e-mail [email protected]. É necessário ter em mãos os documentos de identificação, o cartão do SUS e o comprovante de residência.
Texto de Ascom / Policlínica Metropolitana