Hospital Octávio Lobo reforça o alerta sobre o câncer de próstata e de pênis
Palestras conscientizam o público masculino sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce
Neste mês dedicado a fortalecer a saúde do homem, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo(Hoiol) reforçou as ações de conscientização sobre o câncer de próstata e de pênis por meio de palestras realizadas no auditório da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A programação educativa mostrou os sintomas e os riscos em adquirir as doenças, derrubou preconceitos e evidenciou a importância da manutenção de hábitos saudáveis e da realização de consultas e exames periódicos para a detecção precoce.
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia ( SBU) apontou que 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados tardiamente porque os homens adiam a ida aos consultórios médicos. Somente em 2021, foram registradas mais de 16 mil mortes em razão desse tipo de tumor, em 2022 esse número caiu para 15.841 óbitos. “A cada 38 minutos, um homem morre por câncer de próstata no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Mas essa situação poderia ser evitada se os homens fizessem o exame de rastreamento ofertado de forma gratuita pelo SUS. Quando diagnosticado em fase inicial, as taxas de cura chegam a 90%”, enfatizou a médica do Trabalho do Hoiol, Natália Queiroz.
Ela também ressaltou a importância das medidas preventivas como a manutenção de uma alimentação saudável, pobre em gorduras e rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. “Além da manutenção de uma dieta saudável, é necessário manter o peso corporal adequado, praticar atividade física regular, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas”, afirmou.
Palestras no Hospital Octávio Lobo educam os homens sobre os cuidados com a saúde Foto: Jaíne Oliveira / Hoiol“O teste de Antígeno Prostático Específico (PSA) deve ser realizado em todo o homem a partir dos 45 anos. Caso haja histórico na família, é recomendável fazer os exames preventivos a partir dos 35 anos. O exame de toque costuma ser solicitado quando é encontrada alguma alteração no PSA. Sempre é importante lembrar que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, os sintomas geralmente aparecem em uma fase avançada, por isso é imprescindível que o homem, assim como a mulher, tenha uma rotina de cuidados”, orientou.
Outro câncer que acomete os homens é o de pênis, a neoplasia maligna representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Segundo a SBU, foram registrados 1.933 casos da doença e 459 amputações no País durante o ano passado.
“Em caso de fimose, o homem deve passar por tratamento, também é necessário sempre lavar a região peniana com água e sabão, trocar a roupa íntima a cada banho e usar preservativo durante o ato sexual. Recomendamos ainda a vacinação dos meninos com idade entre 9 a 14 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV). Qualquer alteração como ferida, secreção ou nódulos no órgão sexual, deve ser investigada por um urologista”, afirmou.
O agente de portaria do Hoiol, Roberto Aviz, 37 anos, afirmou que não tem o hábito de passar por consultas e exames preventivos. “ Achei as palestras ótimas porque nos ajudaram a esclarecer a importância de valorizarmos a nossa vida. Nós, homens, muitas vezes só procuramos médicos quando é tarde. Quando recebemos essas informações já ficamos em alerta e podemos alertar outros conhecidos sobre esses graves problemas que podem acometer a nossa saúde masculina”, disse.
Novembro Azul no Hospital Octávio LoboFoto: Ascom / HoiolO enfermeiro Matheus Carvalho, 27 anos, também assistiu uma das palestras, mas passa regularmente por consultas e exames solicitados por diversas especialidades médicas. “As iniciativas do mês de novembro ajudam a conscientizar sobre a importância dos exames preventivos para os homens, que costumeiramente, cuidam menos da saúde. Essa palestra ajudou a reforçar os cuidados e a quebrar muitos tabus relacionados ao exame de toque na próstata que, ao contrário o que muitos pensam, não afeta em nada a masculinidade", disse.
Serviço: O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo integra a rede de saúde mantida pelo Governo do Pará. Gerenciado pelo Instituto Diretrizes, a unidade é referência no tratamento de crianças e adolescentes na região amazônica. Fica na Travessa Quatorze de Abril, 1394, Bairro São Brás, em Belém.