I Campeonato Manbol da Paz é realizado na Cabanagem
As sete Usinas da Paz de Belém e Região Metropolitana estiveram com seus atletas na competição que foi realizada na UsiPaz Cabanagem
Um mês após a realização das oficinas de Manbol, as UsiPaz puderam vivenciar seu primeiro campeonato. Com 16 duplas de atletas, as competições revelaram talentos entre os adolescentes e jovens que agora pretendem se profissionalizar.
Realizado pela Secretaria de Cidadania (Seac) em parceria com a Federação Paraense de Manbol, o campeonato também foi palco da comemoração dos 20 anos do esporte e oficialização dele como patrimônio do Pará, de acordo com a Lei 10.142, sancionada em 14 de novembro deste ano na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
No total, 32 medalhas foram entregues aos participantes, tendo a dupla Kauã e Marlon, da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no Bengui, os grandes vencedores.
Com 16 anos de idade, os atletas conheceram o esporte durante a oficina realizada entre outubro e novembro na Usina da Paz e agora pretendem seguir no desporto. "Eu achei ótima essa experiência e com certeza a gente vai seguir na carreira", disse Kauã.
A presidente da Federação Paraense de Manbol, Andressa Pojo, explica que agora, a próxima etapa, é associar os vencedores. "Vamos seguir com os passos para que eles possam integrar a Federação e, assim, começar a participar de campeonatos maiores, incluindo o nacional", explicou.
A coordenadora geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira, fala da importância do incentivo ao Manbol. "Nós estamos aqui pra apoiar, porque sabemos da importância do esporte na vida desses adolescentes", disse.
O esporte
Criado no Pará há 20 anos, o Manbol se originou da brincadeira de jogar com a manga ao invés da bola. Com o tempo, o jogo foi ganhando regras adaptadas do futebol e handebol e hoje utiliza uma "bola" em formato de manga.
As partidas são realizadas entre duplas - com uma rede ao meio, como no vôlei e outros desportos - utilizando duas "bolas" ao mesmo tempo. As partidas são definidas por pontos, sendo uma modalidade considerada de fácil aprendizado.