Semas participa de evento acadêmico com o tema sobre práticas sustentáveis e desenvolvimento socioeconômico
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou do VI Colóquio de Governança Pública, que ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), na Alcindo Cacela. O evento foi promovido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), por meio do seu Instituto de Formação Profissional e Superior.
Na edição deste ano, o tema central foi "O papel do Estado na estruturação de iniciativas pró-ambientais e formação dos servidores públicos: evidências de práticas sustentáveis e aplicações nos ODS", onde foram apresentados trabalhos desenvolvidos ao longo das especializações e mestrados realizados na Escola de Governança Pública pelos servidores, sob a temática de Gestão socioambiental e práticas sustentáveis desenvolvidas em órgãos da administração pública.
Na mesa de abertura do evento, Secretário Adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Raul Protázio Romão, ressaltou que a questão climática, antes tratada como um problema futuro, agora ela se tornou uma problemática do presente, fazendo com que as mudanças climáticas afetem todo o bem estar da sociedade e obrigando as organizações e entidades a encontrar soluções sustentáveis que proporcionem o desenvolvimento econômico.
“A crise climática não é mais um evento futuro e incerto, ela é um evento presente, que faz parte do nosso dia a dia e que vai mudar toda a nossa relação com o mundo. Logo, precisamos encontrar soluções sustentáveis que proporcionem o desenvolvimento econômico e isso vem de políticas públicas de todos os órgãos do Estado, representados neste evento hoje, e com a Escola de Governança assumindo seu papel no Governo de preparar os servidores nesta direção”, destacou o secretário adjunto.
O servidor da Secretaria de Planejamento e Administração, Antonio Cordeiro, apresentou o artigo com o tema "A percepção de sustentabilidade do servidor público: uma análise em uma secretaria no Estado do Pará", destacando a importância das produções científicas no dia a dia de trabalho nos órgãos públicos. "A disseminação do conhecimento produzido por servidores públicos só tem a acrescentar para a excelência do trabalho que entregamos para a sociedade", apontou o servidor.
Texto: Lucas Quirino - Ascom Semas