Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Plenária encerra o I Fórum das Universidades Estaduais da Amazônia

Por Marília Jardim (UEPA)
24/11/2023 18h08

Com a apresentação de propostas discutidas na quinta-feira (23) e hoje, sexta-feira (24), foi realizada a plenária de encerramento do I Fórum de Integração das Universidades Estaduais da Amazônia que teve como anfitriã a Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Representantes dos Grupos de Trabalho (GTs) Saúde e Ambiente, Crédito de Carbono, Educação Ambiental, Práticas Relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento Sustentável apresentaram aproximadamente cinco propostas que serão desenvolvidas em parceria com as universidades, em prol do desenvolvimento sustentável e com previsão de resultados até 2025, quando será realizada a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense, Belém.

Com uma grande comitiva presente no evento, a Unitins fez um trabalho anterior ao evento, na universidade e apresentou previamente à comunidade acadêmica, as propostas que foram apresentadas no Fórum, conforme explicou a professora Juliana Alves, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Para ela, o balanço da programação "é o mais positivo possível". "Uma oportunidade de promover a integração entre os professores das universidades, conhecer mais de perto as pesquisas que cada um está realizando e trocar ideias sobre metodologias".Após o término da plenária, foi realizada uma breve mesa de encerramento e contou com a presença dos pró-reitores Yveline Leão, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Marcelo Chece, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Áurea Regina Alves, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e dos reitores Clay Chagas e Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

Para o presidente do Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Amazônia e titular da Uepa, Clay Chagas, o evento "marca o fortalecimento institucional da cooperação entre as universidades". Ainda segundo Clay, "a partir das propostas apresentadas na plenária desta tarde, será produzida uma carta para ser apresentada a órgãos e instituições, como o consórcio dos estados da Amazônia". Clay reforça que a carta será "para marcar o nosso papel dentro da política científica das universidades da Amazônia".

Até 2025, o Fórum deve ser realizado semestralmente, sediado em cada um dos estados participantes. Em 2024, o evento está previsto para acontecer no Mato Grosso e Maranhão. No primeiro semestre de 2025, Tocantins deve receber a programação e, no mesmo ano, já no segundo semestre, as atividades retornam para Belém, como evento paralelo a COP-30.