Especialização em Autismo da Uepa inicia nova turma no município de Parauapebas
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aula inaugural no modo online na noite desta sexta-feira (24)
A primeira turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA): intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais, do Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Parauapebas, tem sua aula inaugural, nesta sexta-feira (24), com a participação online da Gestão Superior, Gestão do CCSE, e representantes do poder municipal, além de uma palestra sobre o tema, ministrada pela coordenadora do curso, Profa. Ma. Scheilla Abbud.
O curso é uma ação pioneira no Estado. A Uepa lançou a primeira especialização pública e gratuita em Transtorno do Espectro Autista no Pará, em que 300 matrículas foram distribuídas em Belém, Marabá e Santarém. Essa ação atende à Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei 12.764/2012, à Lei Brasileira de Inclusão Nº13.146/20215, bem como à Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei nº 9.6061/2020.
Em continuidade e fortalecendo a institucionalização do curso, mais uma edição do curso inicia hoje, a sétima turma, com 40 vagas destinadas ao município de Parauapebas, que integra a região do sudeste paraense. Na cerimônia de abertura, marcada para as 18h30, a titular da Diretoria de Desenvolvimento e Ensino (DDE) da Uepa, Profa. Dra. Ana Kely Martins da Silva, representará a Gestão Superior; o diretor do CCSE, Prof. Dr. Anderson Maia, falará em nome do Centro; e o secretário de Educação de Parauapebas, José Leal Nunes, fará suas considerações pelo município.
A implantação desta especialização surgiu como impulso para o processo de avanço científico e de posicionamento da Universidade do Estado do Pará no que tange à discussão das questões de ordem social e de atenção aos direitos da pessoa com TEA, presentes em âmbito local, regional, nacional e internacional possibilitando uma participação mais efetiva da UEPA no que diz respeito à qualificação de profissionais das diversas áreas de conhecimento.
O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, que requer atenção específica e especializada, que considere as especificidades de cada indivíduo. Por isto, o Curso pretende consolidar conhecimentos acerca das características das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sua condição clínica, potenciais de desenvolvimento, com ênfase na compreensão de abordagens pedagógicas, terapêuticas, assistencial e do direito, necessárias para a efetiva inclusão desse indivíduo, segundo os princípios de atenção integral ao TEA.
A especialização, vinculada ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP/Uepa, é coordenada pela Professora Scheilla Abbud Vieira, do Departamento de Educação Especializada do CCSE da Uepa.
AUTISMO
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento de causas multifatoriais que envolvem aspectos genéticos e ambientais, afetando os aspectos funcionais do indivíduo, mais evidentemente a interação social, a comunicação e o comportamento.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial tenha autismo. Embora não seja possível quantificar com precisão, o Pará apresenta, como outros estados brasileiros, alta taxa de prevalência de pessoas autistas, que necessitam de atenção adequada.