Sarau estimula a linguagem e a literatura na Escola Estadual Pedro Pedroso
Com objetivo de estimular a criação e a produção artística e literária dos alunos do ensino médio, bem como incentivar o protagonismo juvenil, a Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso promoveu a terceira edição do Sarau do Livro - Leitura e outros papos sobre arte e cultura. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (23) e reuniu 420 alunos na unidade.
Segundo a diretora Elizabete Farias, o Sarau faz parte do projeto de incentivo à leitura que existe na escola. “A programação é sempre algo muito legal, porque a gente percebe que os jovens saem da rotina da sala de aula. A sala de aula é importante, mas a rotina às vezes deixa o estudante um pouco cansado. Com o Sarau a gente percebe que o aluno desenvolve melhor o processo de leitura, a gente tem observado a produção artística deles, e notamos que o aluno também tem muito foco quando produz uma imagem, através da arte, a questão ambiental, as paisagens, o que a natureza mostra”, disse a diretora da unidade.
De acordo com o aluno do terceiro ano do ensino médio, Walter Monteiro, que participou do Sarau, muitos alunos puderam mostrar seus talentos neste dia.
“O Sarau é importante porque muitos alunos podem mostrar seus talentos, que acabam ficando escondidos no decorrer do ano e com um evento desse maravilhoso muitos deles se expõem e aprendem sobre a literatura. O que mais me chamou a atenção, foi ver a união dos alunos, trocando as mesmas ideias para arquitetar um trabalho. Isso foi o que mais me encantou”, disse o estudante.
O projeto abrangeu a literatura e todas as manifestações artísticas, como a poesia, apresentações de paródias, tem ainda a música, a dança, o teatro, o incentivo ao cinema, além de exposições de desenhos, gravuras e outras produções autorais.
Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc