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TRANSPORTE METROPOLITANO

NGTM libera passarela provisória em frente a universidade particular na BR-316

Antiga passarela será demolida. Nova estrutura a ser implantada faz parte do BRT Metropolitano e levará acessibilidade a pedestres e ciclistas.

Por Thais Rezende (NGTM)
23/11/2023 11h30

Pedestres e ciclistas contarão com uma nova passarela para atravessar a rodovia BR-316, no km 3, em frente a uma universidade particular, a partir desta segunda-feira (27). O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) vai demolir a passarela antiga e colocará no lugar a passarela do projeto do BRT Metropolitano, garantindo acessibilidade e mais segurança à população.

Durante aproximadamente quatro meses, tempo de implantação da nova passarela, os transeuntes utilizarão uma passarela provisória colocada a cerca de 60 metros de distância da atual, que será desativada na segunda-feira (27).
 
“Trata-se de uma estrutura metálica com rampas e passadiço, que permitirá acessibilidade a cadeirantes e ciclistas, além do uso pelos pedestres, tendo iluminação para utilização noturna”, afirma o diretor de obras do NGTM, Alberto Matta. 

A passarela provisória passou por uma vistoria do Corpo de Bombeiros. Nessa estrutura, que deve permanecer ativa até a entrega da passarela definitiva, não será permitida a utilização por comerciantes.

“A passarela provisória vai atender aos estudantes, moradores e os pedestres em geral. Diferente de outros trechos, em que foi colocado semáforo e faixa provisória para travessia de pedestres, este ponto tem um fluxo muito intenso de veículos e pessoas. A passarela provisória no local vai permitir que as obras da passarela ocorram, sem interferir o tráfego de veículos e circulação de pedestres na via”, explica Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM. 

Passarelas

O NGTM está implantando 13 passarelas ao longo dos primeiros 10.8 quilômetros de rodovia – trecho gerenciado pelo Governo do Estado –, que vai desde o Entroncamento até Marituba. Quatro delas já foram liberadas ao público em 2023.

Com 52 metros de extensão e distância de 600 a 700 metros entre elas, as passarelas têm estrutura metálica e piso em “steel deck”, uma laje mista de forma metálica com concreto armado. Elas contam com escadas para pedestres e três rampas de acesso, sendo duas instaladas nas laterais da pista, e uma terceira conectada às estações de passageiros, no corredor central do BRT Metropolitano.