Palestra no Regional do Tapajós promove reflexão sobre longevidade
O evento, alusivo à campanha Novembro Azul, destaca a importância da saúde e qualidade de para uma vida longa e saudável
Contemplando a campanha de Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, uma palestra sobre longevidade cativou a atenção de participantes sobre os segredos de uma vida longa e saudável. A iniciativa foi do setor de Humanização em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional do Tapajós – (HRT), em Itaituba, oeste do Pará.
A palestra contou com a participação do Enfermeiro Cleidson Colares, especialista na área e que foi convidado para fornecer orientações e esclarecimentos fundamentais para promover um estilo de vida mais saudável. Através de uma abordagem integrativa, o palestrante abordou diversos aspectos, desde a importância da alimentação balanceada até a prática regular de atividades físicas e estratégias para o gerenciamento do estresse. Além disso, foram apresentadas informações relevantes sobre a prevenção de doenças que podem impactar na longevidade, incentivando a adoção de medidas preventivas e consultas regulares à saúde.
"O foco da palestra não é apenas prolongar a vida, mas sim garantir que essa longevidade seja desfrutada com saúde, disposição e qualidade", ressalta o enfermeiro, Cleidson.
A palestra sobre longevidade se destaca como uma oportunidade valiosa para homens e mulheres de todas as idades repensarem seus hábitos diários e adquirirem conhecimentos essenciais para promover uma vida longa e plena. A iniciativa, inserida no contexto do Novembro Azul, amplifica a importância da saúde masculina, convidando a todos a refletirem sobre a necessidade de cuidar de si mesmos para uma vida mais longa e saudável.
Para o diretor-geral Matheus Coutinho, a palestra reforça a importância do autocuidado e da prevenção. “Buscamos sempre incentivar a comunidade a buscar informações e suporte para uma vida mais saudável, alinhada aos princípios do Novembro Azul, que vai além da conscientização sobre o câncer de próstata, abrangendo o cuidado integral com a saúde masculina” disse.
A programação voltada para o Novembro Azul está acontecendo desde o início do mês, com a ornamentação temática na cor azul em alusão à campanha, a realização de palestras e dinâmicas de conscientização, proporcionando um espaço enriquecedor para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes. A expectativa é de que as reflexões e orientações compartilhadas na programação é a de motivar a adoção de hábitos mais saudáveis, contribuindo para prevenção do câncer de próstata. Estão previstos ainda outros eventos até o final de novembro, como sessão de cuidados masculinos, parada obrigatória de informações em vários setores do hospital e o café azul com os pacientes do setor de nefrologia.
A unidade oferta assistência em média e alta complexidade, atendendo, além de Itaituba, moradores de municípios como Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão. O Hospital é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa.
O Regional do Tapajós tem 153 leitos de internação, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, oito ginecológicos e obstétricos e cinco leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Canguru.
Texto: Ascom HRT