Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO

Caravana "Todas as Vozes em Defesa da Mulher" fortalece redes de proteção e políticas públicas no Pará

Secretaria de Estado das Mulheres promoveu ações na região do Lago de Tucuruí

Por Helena Saria (FCP)
22/11/2023 16h10

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), de 5 a 20 de novembro, realizou a caravana "Todas as Vozes em Defesa da Mulher" nos municípios de Nova Ipixuna, Jacundá, Goianésia, Novo Repartimento e Tucuruí, todos da região de integração Lago do Tucuruí, onde foram apresentados programas e projetos da gestão estadual, que abordou temas como a importância das ações em rede entre os órgãos municipais para fortalecer a política em prol das mulheres.

Os representantes da rede de proteção à mulher destacaram os números de atendimentos às  vítimas de violência, reforçando o papel crucial da Semu no combate a problemática.

Kelly Castelo, técnica da Semu destacou que a Caravana é fundamental para promover a troca de informações e incentivar a criação de políticas públicas voltadas às mulheres. "Estamos empenhadas em fortalecer esses esforços em rede para construir histórias livres de ciclos de violência e dor", concluiu.

O promotor substituto de Jacundá, Erick Ricardo, destacou o papel importante dos programas de geração de renda para as mulheres que sofrem com ciclos de violência. "Não podemos mais viver em uma sociedade onde mulheres podem ser agredidas por seus companheiros". Para a prefeita de Nova Ipixuna, Dra. Maria da Graça Matos, a troca de informações e o estímulo à criação de uma rede de agentes multiplicadores são fundamentais para o combate à violência contra a mulher. "A construção de uma rede de atendimento eficiente é fundamental para fortalecer e disseminar os direitos das mulheres em nossa comunidade".Paula Gomes, Secretária das Mulheres, afirma que "através da Caravana, buscamos não apenas informar, mas também inspirar mudanças". "Estamos comprometidas em fortalecer a rede de proteção e criar políticas públicas que efetivamente combatam a violência, construindo um ambiente seguro e acolhedor para todas".

A caravana contou com representantes de órgãos e entidades que compõem a rede de proteção à mulher, gestoras locais de políticas para mulheres e membros da sociedade civil por meio do Conselho Municipal da Mulher.