Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXCELÊNCIA EM SAÚDE

Governo do Estado destaca investimentos em saúde no III Congresso da Fundação Santa Casa

A vice-governadora Hana Ghassan ressaltou a construção de hospitais regionais e policlínicas, ultrapassando, só em 2022, mais de R$ 5 bilhões em investimentos

Por Melina Marcelino (SESPA)
21/11/2023 21h11

A secretária Ivete Vaz e profissionais que atuam no estande da SespaO III Congresso da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, que tem como tema a “Excelência em Saúde Pública”, iniciou nesta terça-feira (21) com a participação da secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, na mesa de abertura. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) mantém um estande para apresentar os serviços das coordenações de Saúde da Criança e Saúde da Mulher.

Na abertura, a vice-governadora Hana Ghassan destacou os investimentos do Estado no aperfeiçoamento da saúde pública, que garantem atendimento de média e alta complexidade em todas as regiões. "O governo do Estado, desde 2019, vem investindo intensamente na ampliação dos serviços públicos de saúde em todo o Pará. Só em 2022 foram mais de R$ 5 bilhões investidos. Avançamos na implantação de novos hospitais e também de policlínicas, a exemplo do Hospital Regional de Castanhal, do Regional dos Caetés, em Capanema, do Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, a conclusão do 'Abelardo Santos', em Belém, e as policlínicas de Capanema e Tucuruí. Estamos finalizando a construção de outras unidades, como o primeiro Hospital Público da Mulher, que é motivo de muito orgulho, e estamos concluindo o novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro, que é muito importante dento da estratégia de atendimento de saúde, além do novo Hospital Regional de Tucuruí. A Fundação Santa Casa é um exemplo disto, pois é acreditada com excelência, com o mais alto nível de avaliação concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). E vocês fazem parte disso", enfatizou Hana Ghassan.

O evento promovido pela Fundação Santa Casa conta com uma ampla programação de cursos, mesas-redondas, palestras, simpósios e exposição de trabalhos científicos.

Na abertura, a secretária Ivete Vaz destacou a atuação de excelência do centenário hospital. “A Santa Casa segue em parceria com o Governo do Pará e a Sespa procurando sempre oferecer serviços de excelência em saúde, se atualizando com o que tem de tecnologia mais avançada, com qualidade, humanização e acessibilidade. Por isso, destaco a importância do papel de referência que a Fundação Santa Casa de Misericórdia exerce no atendimento às usuárias e aos usuários de todo o Estado, e na formação acadêmica e técnica de diversos profissionais de saúde”, disse a titular da Sespa.

Saúde na gravidez - Como a Santa Casa é referência no atendimento obstétrico, Nicole Vieira, coordenadora de Saúde da Mulher, explicou que no Congresso a coordenação está expondo os serviços relacionados à saúde da grávida.
“Estamos aqui mostrando nossa atuação voltada para os protocolos de manejo à hemorragia pós-parto, o manejo de pré-natal, focando naqueles principais fatores de risco que levam à mortalidade materna, como síndrome hipertensiva, específica da gestação, e a sepse (infecção generalizada). Trouxemos também materiais que estão sendo trabalhados pelo Ministério da Saúde, com as diretrizes, para que a gente consiga apresentar para os acadêmicos e profissionais presentes no evento”, disse a coordenadora.

A Coordenação de Saúde da Criança, que tem parceria com a Fundação Santa Casa no Banco de Leite Humano e Projeto Bombeiros da Vida, reforça a divulgação das ações da Política Nacional de Saúde da Criança, informou Mylena Silva, técnica da Coordenação. “Estamos aqui enfatizando o Aleitamento Materno como o melhor começo de vida, a partir de uma atenção obstétrica e neonatal de qualidade, que vai favorecer o desenvolvimento adequado da criança na sua totalidade. É importante que os profissionais de saúde, estudantes e residentes conheçam as ações voltadas aos 144 municípios, e que em muitas situações dependem direta e indiretamente desses profissionais para prestar essa assistência integral ao binômio mãe-bebê, e a sua família”, frisou Mylena Silva.

Investimentos - O Governo do Pará, por meio da Sespa, com o objetivo de melhorar o atendimento da população, realizou um grande investimento com a reforma e ampliação da Santa Casa.

Em 2022 foi entregue a Central Estadual de Transplantes do Pará, a nova Casa da gestante, bebê e puérpera, o novo Ambulatório de Pediatria e a agência do Banco do Estado (Banpará), todos completamente mobiliados e equipados para uso imediato.