Em Abaetetuba, Estado entrega mais de 700 títulos de terra e benefícios do CredCidadão para mototaxistas
Benefícios reforçam a política estadual de regularização fundiária e de incentivo a atividades profissionais
O Governo do Pará entregou nesta terça-feira (21), mais de 700 títulos de terras para moradores da zona rural de Abaetetuba, no nordeste paraense. Os documentos foram entregues através do Instituto de Terras do Pará (Iterpa).
Dilene RodriguesAo todo, 733 famílias foram beneficiadas com os títulos. A lavradora Dilene Rodrigues, comemora a tão sonhada conquista. “É uma segurança para a família. Estou muito alegre e grata por isso!”, disse a agricultora familiar ao receber o título da propriedade pelo qual sonhava há dez anos.
O governador do Estado, Helder Barbalho esteve presente na entrega dos títulos.
“Hoje estamos aqui festejando e destacando a política territorial, a regularização fundiária em todo o Pará. Entregamos 733 títulos, que se somam a outros, ultrapassando a marca de mil produtores da agricultura familiar que conquistaram seu título definitivo e, consequentemente, a oportunidade de produzir cada vez mais com o direito adquirido, com a capacidade de acessar crédito e impulsionar a produção. A vocação de Abaetetuba é produzir e, para produzir é preciso título de terra. E é isso que nós estamos fazendo para garantir aos produtores rurais, junto com a Prefeitura e o Estado”, destacou o governador.
Bruno Kono, presidente do Iterpa, ressaltou que Abaetetuba foi o primeiro município paraense a alcançar a marca de mil propriedades regularizadas em apenas um ano. “É uma marca histórica. Nunca foi feito uma entrega neste volume em nenhum outro município e conseguimos isso aprimorando o serviço de regularização fundiária”, enfatizou.
CredCidadão Mototaxista Pai D’égua
Ainda no município de Abaetetuba, o Governo do Estado, através da linha de microcrédito do Programa "CredCidadão Mototaxista Pai D’Égua", entregou 40 motocicletas a mototaxistas que atuam no município. Um investimento de R$ 800 mil.
“O objetivo é renovar a frota, dar maior segurança aos profissionais mototaxistas, conforto aos usuários do transporte alternativo e, também, reduzir a emissão de poluentes. O programa é uma parceria CredCidadão, Detran e Seplad, para benefício da categoria, que faz um trabalho importante na mobilidade da população paraense”, destacou Brazilino Assunção, diretor do CredCidadão.
“É muito gratificante para a classe mototaxista receber esse benefício, pois teremos motos novas circulando pela cidade”, comentou o mototaxista Dejaniro Soares, um dos 40 trabalhadores beneficiados.