Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E URBANIDADE

Dom Eliseu recebe Curso de Formação e Atualização de Mototaxistas do Detran

Formação, teórica e prática, é obrigatória a cada cinco anos e atesta a capacidade técnica deles exercerem a atividade remunerada

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
21/11/2023 08h13

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou mais uma rodada de capacitação de mototaxistas, desta vez, no município de Dom Eliseu. O Curso de Formação e Atualização de Mototaxistas foi aberto, na segunda-feira (20), com a participação de 42 profissionais que atuam no transporte de passageiros  na cidade. A formação é obrigatória a cada cinco anos e atesta a capacidade técnica deles exercerem a atividade remunerada.  

Segundo o instrutor de trânsito do Detran, Elvis Miranda, o curso é dividido em módulos teórico e prático, conforme exigido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O conteúdo aborda  os principais aspectos da legislação de trânsito, bem como ética, cidadania, saúde, comportamento e fatores de risco e como realizar o transporte seguro dos passageiros.

"Muitos deles se habilitaram, mas não têm o hábito de se informarem sobre as mudanças na legislação, por isso estamos aqui para atualizá-los sobre os direitos e deveres enquanto profissionais", explica o instrutor.

A legislação também exige uma prova certificadora após a realização do curso, documentação que será vinculada à CNH Digital. Em Dom Eliseu, assim como na maioria das cidades do interior, o mototáxi é um dos principais meios de locomoção dos moradores.

Dom Eliseu tem intensa movimentação no fluxo de veículos, principalmente por ter como via principal a BR-010, por onde passam diariamente centenas de veículos leves e pesados, o que redobra os cuidados de quem exerce a atividade de transporte de pessoas.  

O curso é realizado em parceria com o Sindicato dos Mototaxistas de Dom Eliseu, que reúne cerca de 50 sindicalizados. O presidente da entidade, Valderi Araújo, destaca a importância da qualificação para a categoria. "Nosso trânsito é muito complicado e muitos deles ainda não têm essa qualificação, então essa será uma oportunidade de melhorar os serviços prestados à população", garante.  

Aprender para prestar o melhor serviço é o que espera o mototaxista Antônio José dos Santos, que está realizando a capacitação pela terceira vez. "Essa é uma grande oportunidade para todos nós, para prestarmos um serviço ainda melhor, aprender coisas novas e, principalmente, trazer segurança para a nossa população", considera o mototaxista.  

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes, Roque Fracalossi destaca a parceria com o Detran para tornar o curso acessível aos trabalhadores. "A categoria sempre busca se capacitar e trabalhar regularizada e o município só tem a agradecer ao Detran por aceitar fazer essa parceria cedendo o curso para os nossos motataxistas", agradeceu Fracalossi.

O Detran estima que aproximadamente 8 mil profissionais do trânsito já tenham recebido a capacitação do órgão. Em Dom Eliseu o curso segue até o dia 4 de dezembro.