Estações Cidadania descentralizam serviços da capital e beneficiam interior paraense
Unidades disponibilizam um conjunto de serviços sociais como emissão de documentos pessoais, seguro desemprego; entre outros
As Estações Cidadanias vêm transformando a dinâmica de atendimentos em diversas cidades paraenses. Localizadas em Belém, Ananindeua, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Santarém e Tucuruí, as Estações Cidadania são coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), e oferecem diversos serviços para a população.
Na lista há emissão de RG; consulta de restituição de IRPF; recepção de processos; carteira do TEA; retirada de documento CRV; CRLV e digital; análise de processos; emissão de CTPS digital; seguro desemprego; consulta processual; orientação e proteção aos direitos do consumidor, entre outros atendimentos.
Marabá, Santarém e Tucuruí destacam-se por possuírem os maiores percentuais de atendimentos fora da Região Metropolitana de Belém. Juntas somam o total de 187.022 atendimentos realizados até outubro de 2023.
“Com a implantação das Estações Cidadania em diferentes regiões do Pará, alguns serviços, que anteriormente eram disponibilizados em poucas cidades do Estado, podem ser encontrados nesses espaços que são inovadores e modernos, e que foram criados pensando na comodidade da população paraense. Antes, cidadãos de municípios distantes precisavam deslocar-se até a capital em busca de serviços essenciais, agora, essas demandas podem ser atendidas mais localmente, poupando tempo e recursos. As Estações são pontos estratégicos, que descentralizam os atendimentos e serviços da capital, levando oportunidades e inclusão aos cidadãos, por este motivo, o governo do Pará trabalha para ampliar o número de Estações no Estado e assim atender cada vez mais as necessidades da população paraense”, pontuou Elieth de Fátima Braga, titular da Seplad.
Serviços por todo o Pará
O governo do Pará trabalha no projeto de ampliação do número de Estações a fim de descentralizar os atendimentos da capital e atender a população em todo o território paraense. Atualmente, há Estações Cidadania no interior.
Na Região de Integração Carajás, a unidade de Marabá lidera com mais de 96 mil atendimentos, seguida pela unidade de Parauapebas, na mesma RI, com mais de 39 mil atendimentos contabilizados até outubro de 2023.
As Estações Cidadanias do interior contribuem para descongestionar os serviços da capital, e elevam a qualidade dos atendimentos, proporcionando conforto e comodidade à população.
A Estação Cidadania de Marabá também atende municípios como Bom Jesus do Tocantins; Brejo Grande do Araguaia; Canaã dos Carajás; Curionópolis; Eldorado do Carajás; Palestina do Pará; Piçarra; São Domingos do Araguaia; São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
Com a descentralização dos serviços, as pessoas economizam tempo e dinheiro em deslocamentos, e o governo do Pará garante respostas mais ágeis às demandas locais.
“Atualmente, nós possuímos 10 unidades das Estações Cidadania, cinco na Região Metropolitana de Belém, e cinco no interior do Estado. E esse mecanismo é de fundamental importância para o cidadão, no sentido de que, ele encontra vários serviços de parceiros estratégicos em um só lugar", destaca Kleber Lara, coordenador geral das Estações Cidadania.
"São ambientes confortáveis, de fácil acesso, onde a maioria das pessoas sabem a localização, e isso gera uma facilidade muito grande para o usuário, para o cidadão”, acrescenta Kleber Lara.
A unidade centrada em Santarém na Região de Integração Baixo Amazonas, composta por 13 municípios: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa, também possibilita o atendimento a uma população superior a 750 mil habitantes.
Até outubro de 2023, a Estação Cidadania de Santarém alcançou a marca de mais de 59 mil atendimentos. Para Elinalda Pantoja, moradora do município de Santarém, que utilizou os serviços do Detran, a experiência não poderia ser melhor.
“A Estação Cidadania aqui do centro da cidade de Santarém é de fácil acesso para todos, tanto para os de diferentes localidades quanto para os daqui da cidade mesmo. É muito bom e de grande importância ter um ambiente assim, uma vez que nem todo mundo tem condições de se deslocar até a capital, então, tendo essa facilidade, até para as cidades vizinhas, é essencial para a população que não tem tantas condições de fazer esses atendimentos fora da sua localidade. É a primeira vez que eu uso a Estação, então, para mim, foi de muita valia, porque fui bem atendida, o atendimento foi rápido e tem várias outras opções que você pode encontrar aqui”, disse Elinalda Pantoja.
Em Tucuruí, a Estação Cidadania desempenha um papel vital na prestação de serviços. A descentralização não apenas simplificou a vida dos cidadãos, mas também fortaleceu os laços entre as comunidades locais e as instituições governamentais.
“A Estação Cidadania é muito importante para a população, pois facilita a vida das pessoas que conseguem fazer vários serviços em um só lugar. E essa iniciativa do governo de expandir as unidades das estações é imprescindível, pois está agindo de acordo com a realidade do Estado e isso contribui para a evolução dos municípios”, externou Venerando de Sousa.
Entregue em junho de 2022, a Estação Cidadania de Tucuruí atende os sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí: Breu Branco; Goianésia do Pará; Itupiranga; Jacundá; Nova Ipixuna; Novo Repartimento e Tucuruí, totalizando 436.351 habitantes.
Até outubro deste ano, a unidade de Tucuruí realizou cerca de 31.319 atendimentos, o que fortalece a eficiência administrativa.
“Ter uma Estação Cidadania em Tucuruí facilitou muito a minha vida, pois é próximo da cidade em que moro, Breu Branco, e tem a agilidade de o serviço ser resolvido no mesmo dia. Isso ajuda muito a população que busca pelos serviços existentes nas Estações sem precisar se deslocar para outros lugares mais distantes”, contou a professora Mikerza Souza.
A região de integração Tapajós também conta com uma unidade da Estação Cidadania. Ela foi entregue recentemente em Itaituba, e está disponível para 275.035 mil habitantes de seis municípios, como Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão, e até o mês de outubro deste ano, realizou 8.641 mil atendimentos.