Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES

Governo do Pará forma mais 167 estudantes em cursos técnicos profissionalizantes

Foram disponibilizadas turmas para técnico em administração; técnico em comércio; técnico em manutenção em informática; entre outros

Por Fernanda Graim (SECTET)
18/11/2023 11h12

Formandos, professores e familiares celebram a certificação de 167 novos técnicos da escola estadual Ana Teles, em BenevidesNa noite da última sexta-feira (17), o Governo do Pará certificou 167 pessoas em cursos técnicos realizados na Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico (EEEMT) Ana Teles. A escola, que tem gestão compartilhada entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Secretaria de Educação (Seduc), fica localizada no município de Benevides, na região metropolitana de Belém.

No total, foram seis turmas que se formaram em cinco cursos, são eles: Técnico em Administração; Técnico em Comércio; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Técnico em Informática; e Técnico em Logística. 

De acordo com a diretora da escola, Alcione Souza, os cursos são voltados para o mercado de trabalho da região. “A formação da escola é voltada para esse mercado de trabalho aqui de Benevides, que está em crescimento constante, muitas empresas, muitas indústrias e, principalmente, nessa área de logística, de administração. Muitos de nossos alunos já estão no mercado de trabalho”, comemora a gestora.

Ela ressalta ainda o papel da escola e da educação como instrumento transformador da vida das pessoas. “O nosso desejo é que realmente eles se firmem como profissionais, enquanto melhoria de qualidade de vida para eles, para a família. Esse é o papel da nossa escola, o papel da educação é transformar a qualidade de vida dos nossos alunos em meio a tantas dificuldades, tantas desigualdades”, afirma.

Cristiano Batista mostra o diploma de técnico em logística, que abre novas oportunidades a ele no mercado de trabalhoEssa transformação já ocorreu na vida de Cristiano Batista de 37 anos, formando do curso de Técnico em Logística. Ele, que já tentar fazer um curso na área na rede privada, mas não teve condições de arcar com a despesas, trabalhou 10 anos no setor de comércio e viu na logística uma oportunidade para ter mais qualidade de vida e tempo com a família.

“Simplesmente o fato de eu trabalhar na época no comércio, eu não tinha vida, então eram 24 horas respirando o comércio, hoje são 24 horas respirando a logística, porém eu tenho tempo para a minha família. Eu consigo levar a minha família, em um final de semana, para passear. Eu consigo tirar um tempo para enriquecer meus conhecimentos. E era justamente o que eu não tinha na área comercial, porque o comércio me prendia muito”, conta.

Com a conclusão do curso técnico, que é sua primeira formação, ele agora almeja novas conquistas. “Eu consegui enriquecer tanto a minha visibilidade para o mercado do trabalho, quanto também para o meu desempenho profissional. Foi o primeiro passo que eu dei, um primeiro curso técnico. Minha mãe já é uma senhora idosa, ela ver um filho dela se formando, isso só me traz mais força pra eu poder conseguir, agora meu sonho é outro, é ser engenheiro, então eu vou lutar para conseguir alcançar isso, enriquecer meu conhecimento”, revela o formando já emocionado.

Jhony do Vale formou-se em técnico em Administração e diz que o certificado é a chave para o seu crescimento profissionalO curso de Técnico em Administração também é a primeira formação de Jhony Oliveira do Vale de 35 anos. Ele já trabalha na área e acredita que sua vida agora vai mudar para melhor com a conclusão do curso. “Com um certificado na mão e agora um conhecimento melhor, um conhecimento técnico para que a sua área venha a expandir ainda mais, com certeza a mudança vem”, prevê o formando que já planeja realizar mais dois cursos na área de logística e tecnologia da informação.

A cerimônia de formatura contou com a presença de familiares, amigos e professores no ginásio da Nagibão. Além da diretora da escola, compuseram a mesa de honra a prefeita do município Luziane Solon; a vice-prefeita, Edivana Lima; o vereador Pitão Begot; a representante da Seduc, Marluce França; a ex-gestora da escola, Márcia Gleibe: o coordenador do curso de Logística, Jorge Marcelo Batista; a coordenadora do curso de Administração, Adna de Alencar; e a coordenadora do curso de Informática, Lílian Viana.