Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo entrega mais de R$ 1,8 milhão em equipamentos para o combate à malária

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/03/2018 00h00

Na manhã desta quarta-feira (7), às 11h, no auditório do Palácio de Governo, o Plano de Investimentos para Apoio às Ações de Eliminação da Malária Falciparum, executado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), receberá um aporte financeiro de mais de R$ 1,8 mi em equipamentos para o combate à doença no Pará, em diversas regiões paraenses, que serão entregues pelo governador Simão Jatene.

São 38 microscópios bacteriológicos binoculares, 21 motocicletas e nove caminhonetes, que beneficiarão os municípios de Afuá, Chaves, Anajás, Breves, Alenquer, Almeirim, Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, Pacajá e São Félix do Xingu, além de também contemplarem o Departamento de Controle de Doenças Transmissíveis por Vetores (DCDTV) da secretaria, ligado à Divisão de Vigilância em Saúde (DVS).

Os itens serão distribuídos da seguinte forma: Afuá (quatro microscópios); Chaves (dois microscópios); Anajás (cinco microscópios); Breves (três microscópios e duas motocicletas); Alenquer (dois microscópios, duas motocicletas e uma caminhonete); Almeirim (dois microscópios, duas motocicletas e uma caminhonete); Itaituba (cinco microscópios, quatro motocicletas e duas caminhonetes); Jacareacanga (dois microscópios e duas motocicletas); Novo Progresso (dois microscópios, três motocicletas e uma caminhonete); Pacajá (três microscópios, três motocicletas e uma caminhonete); São Félix do Xingu (dois microscópios, uma motocicleta e uma caminhonete) e o DCDTV (seis microscópios, duas motocicletas e duas caminhonetes).

Segundo informações da Sespa, o investimento garantirá o fortalecimento da rede de serviços, oportunizando o acesso em tempo hábil e adequado ao diagnóstico e tratamento da malária, nos municípios com áreas de maior endemicidade para o agravo, conforme preconiza o Plano de Eliminação da Malária Falciparum, proposto pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Malária do Ministério da Saúde, na forma de convênio Tripartite.

De acordo com a secretaria, os recursos de investimento repassado vão permitir um reforço nos transportes, ações de controle vetorial, diagnóstico, infraestrutura e material de informática em estados e municípios. Com isso, será possível operacionalizar as ações de eliminação de Malária Falciparum. A aplicação desse recurso deverá seguir o plano de investimento aprovado e a prestação de contas deve constar no relatório de gestão.

Na ocasião, além do repasse de recursos por meio de equipamentos, o Governo do Pará também fará uma homenagem aos servidores estaduais que dedicaram anos de profissionalismo, compromisso e responsabilidade com a Vigilância em Saúde Pública do Estado do Pará (Departamento de Endemias). Eles receberão placas de honra pelo trabalho desenvolvido.