Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E COOPERATIVISMO

Estudantes da rede estadual são premiados na etapa local de concurso de quadrinhos

Por Bruno Magno (SEOP)
17/11/2023 16h22

Na manhã desta sexta-feira (17), três alunos da rede estadual de ensino foram agraciados com prêmios na etapa local do “Concurso Cultural 2023”, promovido pelo Instituto Sicoob. Os vencedores foram Jhefeson Silva, Alana Tavares e Bianca Barbosa, que se destacaram na categoria Tirinhas e receberam kits escolares durante a premiação na Escola Estadual Dr. Justo Chermont, que fica em Belém.

Com tema “Escola que coopera, faz um futuro melhor”, os ganhadores do 9° ano do Ensino Fundamental, puderam desenvolver suas habilidades, a partir dos ensinamentos e do desenvolvimento de atividades propostas em sala de aula.

Bianca Barbosa - aluna da Escola Dr. Justo ChermontA estudante Bianca Barbosa, conta que desenhar sempre foi seu hobby. “Eu sempre gostei de desenhar, gosto muito de ler. Então assim, foi um pouco mais fácil, eu diria, porque já é um hobby e quando recebi a notícia fiquei muito feliz, eu não estava acreditando, tinha até esquecido. Uma experiência muito boa e participar de concursos como esses, estimula os alunos a gostarem mais de aprender”, disse a aluna da Escola Dr. Justo Chermont. 

Já os alunos Jhefeson Silva e Alana Tavares, ambos da Escola Professora Anésia, também receberam destaque em seus trabalhos. Um falou sobre a cooperação estar nas pequenas coisas e o outro sobre a união faz a força. 

“Quando eu ouvi o assunto sobre cooperativismo, cooperação em si, eu fiquei alguns temposJhefeson Silva - aluno da Escola Profa Anésia pensando assim, o que eu poderia fazer? Qual poderia ser o assunto da minha tirinha? E percebi que o cooperativismo muitas das vezes está nas pequenas coisas, várias coisas do nosso dia a dia. Então fui pensando em vários exemplos, como fazer silêncio numa sala de aula para o professor explicar sua matéria, deixar a cidade mais limpa, que é do interesse de todos, entre outros”, disse Jhefeson Silva, aluno. 

Alana Tavares - aluna da Escola Profa Anésia“Participar deste concurso foi muito importante, porque além de explorar a nossa criatividade e a nossa criação de histórias, eu gostei de mostrar meu trabalho para outros alunos. Isso demonstra que nas escolas há muitos artistas”, reforça Alana Tavares, aluna. 

As tirinhas vencedoras foram elaboradas pelos alunos com o auxílio da professora de Língua Portuguesa, Márcia Cavalcante. Muito emocionada, a professora conta que é muito gratificante ver a evolução e o interesse de cada aluno. 

Professora Márcia Cavalcante“Perceber o desenvolvimento dos meus alunos a partir de uma produção textual, que no caso seria justamente a produção de tirinhas é muito gratificante. Eu fiz a inscrição das duas escolas nas quais eu trabalho, justamente para que eles pudessem participar do Concurso Cultural. Então, eu estou muito feliz, porque percebi a evolução deles, a dedicação e nada mais do que justo, assim, para mim, como professora, o que mais importa é o desenvolvimento dos meus alunos, é o envolvimento, é o gostar da disciplina, que através dessas atividades, eu posso justamente fomentar esse interesse”, disse a professora. 

Incentivo - O Programa Concurso Cultural é realizado pelo Sicoob, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, que tem a finalidade de fomentar o cooperativismo em escolas do ensino fundamental, por meio da proposição de um tema que promova, entre os alunos, a construção de conhecimentos geradores de práticas mais cooperativas, aprendidas e vivenciadas com base em valores e princípios cooperativistas, durante as atividades escolares.

“A intenção é aproximar a instituição da comunidade, porque ela participa muito de projetosRosane Dourado - Sicoob sociais, e aí ele incentiva as escolas, através desse projeto cultural, justamente para que os jovens possam explorar a sua criatividade. Tanto é que você pode ver que essas tiras que foram feitas são impressionantes, a criatividade desses alunos. Então, assim, o Sicoob preza por estar presente na comunidade, incentivando, cooperando, e esse é um dos nossos objetivos”, finaliza Rosane Dourado, diretora do Siccob.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc