Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Estado garante melhorias estruturais nas unidades de ensino com o 'Dinheiro na Escola Paraense'

A iniciativa, que garante autonomia à gestão escolar, tem um aporte superior a R$ 200 milhões previstos para 2023

Por Bruno Magno (SEOP)
16/11/2023 17h49

Com mais autonomia e celeridade, escolas da rede estadual utilizam recursos do Programa “Dinheiro na Escola Paraense” (Prodep), do governo do Estado, para realizar melhorias na infraestrutura. A iniciativa garante que a própria gestão escolar, em parceria ativa com o Conselho Escolar, possa conduzir os investimentos de acordo com as necessidades específicas de cada unidade.

A Escola Estadual Professor Temístocles de Araújo, no bairro da Marambaia, em Belém, é uma das 579 escolas aptas, nesta primeira etapa do Prodep, a receber os investimentos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Reforma do telhado, serviços de drenagem, aquisição de equipamentos para a copa (fogão industrial, panela de pressão, gás de cozinha, entre outros) e de um kit multimídia, com notebook, smart TV, caixas de som e outros itens estão entre os primeiros investimentos já realizados. 

“Quando a escola, por meio do Conselho, tem a possibilidade de aplicar recursos direcionados para as necessidades reais dos alunos, de forma personalizada, a gente consegue garantir melhorias que interferem positivamente na qualidade do ensino no Estado. Aqui priorizamos investimentos na melhoria da infraestrutura para os nossos alunos e professores, além de equipar nossas ações, a exemplo do projeto de música desenvolvido na unidade”, ressalta Jeedir Gomes, diretor da escola.

Jeedir Gomes, diretor da escolaO aluno do 1º ano do ensino médio da “Temístocles de Araújo”, Antônio Davi, aprova as melhorias. “O ambiente escolar faz toda a diferença para a nossa concentração, interesse e aprendizado. Os investimentos na cantina e na estrutura da escola são importantes para, justamente, melhorar essas condições. O olhar pela música também é necessário, porque além de estimular nosso interesse pela arte, ajuda a nos desenvolver em vários aspectos”, garante o estudante.

Divisor de águas - O Programa, segundo Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação, demarca o “antes” e o “depois” na gestão escolar da rede estadual de ensio público do Pará. “A iniciativa ‘Dinheiro na Escola Paraense’ é fundamental para termos escolas mais preparadas e bem equipadas. Com o Programa, o Conselho Escolar pode investir em manutenções contínuas, pequenas reformas, adquirir material pedagógico e tecnológico, entre inúmeras outras possibilidades que virão, pautados pela realidade de cada unidade, e com a velocidade necessária”, destaca.  

Com aporte superior a R$ 200 milhões previstos para 2023, o Programa contempla pequenas obras e reconstruções, melhoria de infraestrutura física e pedagógica, manutenção contínua, sustentabilidade ambiental, garantia de equipamentos pedagógicos e tecnológicos, alimentação escolar, além da climatização das unidades escolares, reunindo condições essenciais para o processo de aprendizagem.

Critérios - Para que as escolas recebam os recursos enviados pela Seduc é imprescindível que o Conselho Escolar esteja formalmente regularizado, com as prestações de contas em dia. 

Cristiane Gonçalves, diretora da Escola Estadual Padre Benedito Chaves, no bairro do Jurunas, utilizou o recurso do Prodep na reconstrução do telhado e do forro, e na pintura, além das novas instalações elétrica e hidráulica da copa e do depósito de merenda da unidade. “É muito importante poder contar com esse recurso, que podemos utilizar imediatamente nas maiores necessidades da unidade. A nossa obra já está bem avançada, por conta desse investimento”, afirma a gestora.