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EDUCAÇÃO PARA DEMOCRACIA

Estudante da rede estadual de Cametá é selecionada no programa Parlamento Jovem Brasileiro

Iniciativa garante a alunos do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais

Por Bruno Magno (SEOP)
16/11/2023 14h58

A estudante Letícia de Jesus Soares Cardoso, do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Osvaldina Muniz, no município de Cametá, é a paraense selecionada no programa Parlamento Jovem Brasileiro 2023 (PJB), que está na 18ª edição. O resultado da seleção foi divulgado no site da Câmara dos Deputados, e a etapa nacional com os 27 estudantes representantes de cada Estado, será realizada entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Brasília.

De iniciativa da Câmara dos Deputados, o PJB é um programa de Educação para Democracia, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens na Câmara dos Deputados, em Brasília.

''É gratificante ser uma aluna do interior do Estado do Pará escolhida para representar nós estudantes em Brasília, ser fruto da educação pública, enfrentar diariamente os percalços e tentar buscar melhorias para a minha classe. Não é sobre mim, é sobre o futuro da educação, é lutar pelos nossos direitos para sermos amparados e usufruirmos disso. fico feliz em ver o interesse de outros estudantes para participar das próximas edições do PJB, e é isso que queremos! Mais jovens que desejam mudar a sua realidade ocupando nossos lugares na sociedade, tendo voz ativa, alunos do interior, da escola pública, que são excluídos do tecido civil, que lutam todos os dias para conquistar um futuro promissor'', disse Letícia Cardoso, que tem 18 anos e já está na expectativa para conhecer a cidade de Brasília. 

Para vencer a seleção, Letícia participou de diversas etapas como elaborar um discurso escrito, defender o discurso em vídeo, votação entre os estudantes que participaram da jornada, e votação da Câmara. O texto escrito pela estudante será levado para Brasília em formato de projeto de lei.

Além de garantir passagem e estadia custeadas pelo programa, Letícia ganhará certificado de 30h pela Câmara dos Deputados. Em Brasília a estudante será acompanhada pela professora de História Gisély Damasceno, que a incentivou a participar da seleção do Parlamento Jovem Brasileiro. ''Foi uma satisfação ter orientado a Letícia no Programa Parlamento Jovem, com dimensão nacional, e especialmente, estar com ela compartilhando a alegria de ter sido selecionada para representar o nosso Pará. A escolha da Letícia, representando a Escola Osvaldina Muniz, revela a importância de incentivar e acompanhar os estudantes nas diferentes trajetórias para que possam compreender a sua capacidade e possibilidade de vencer medos, superar desafios e conquistar o que parecia impossível. Não é sobre ir à Brasília, mas sobre apontar novos horizontes e construir pontes para novas possibilidade'', disse a educadora.

Para a diretora da escola, Patrícia Rodrigues, a escolha da estudante da rede pública demonstra que a educação pública paraense está no caminho certo. ''Para a escola Osvaldina Muniz foi mais que uma honra, ver uma aluna sendo selecionada para representar nosso querido Estado do Pará, em Brasília. Esse resultado nos motiva ainda mais, para que todos os dias possamos viver a escola pública com a certeza que estamos no caminho certo, fazendo o nosso papel e transformando a vida de meninas e meninos, filhos de trabalhadores, que vêem na escola pública a oportunidade de vencer todas as barreiras para alcançar seus objetivos. Estaremos sempre com eles e para eles em busca de uma nova sociedade. Parabéns para a educação pública do Pará!'', concluiu ela.

Parlamento Jovem Brasileiro - Criado em 2003 pela Câmara dos Deputados, o PJB é um programa que tem como objetivo promover a “Educação para Democracia”, e oferece aos alunos do ensino médio de todo o País a oportunidade de saber como funciona o trabalho de um deputado federal, além de proporcionar aos participantes o desenvolvimento de diversas competências e habilidades relativas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como o domínio da linguagem, a construção de uma boa argumentação e elaboração de propostas.