Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa tem programação especial voltada à mulher neste final de semana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/03/2018 00h00

Tilma de Castro e Marcely Lobato não se conheciam, mas, deitadas lado a lado na sala de coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), elas eram um exemplo de união. A doação de sangue já fazia parte da vida das duas e, numa manhã chuvosa, elas aceitaram fazer a doação por aférese, um método especial de coleta que retira de forma seletiva um componente do sangue. “Vim fazer uma doação normal e aqui perguntaram se eu aceitava fazer o procedimento. Explicaram que era mais demorado que uma coleta comum, mas que alguém estava precisando muito. Aceitei na hora”, conta Tilma.

É para estimular doação de sangue em mais mulheres que o Hemopa vai realizar, nesta sexta e sábado (9 e 10), a campanha em alusão do Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Mulher, deixe sua marca no coração de alguém. Doe sangue”, a ação será de 7h30 às 16h no hemocentro coordenador, que fica na Batista Campos.

Por conta das intensas chuvas no estado, o número de doadores tem se reduzido muito, o que reflete diretamente no estoque de sangue da Fundação. “Quase todos os tipos sanguíneos estão no vermelho. Para reverter isso, estamos investindo nas parcerias com instituições e na realização de campanhas para atrair doadores. A ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher é um exemplo disso”, explica a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias.

Ao longo dos dois dias de programação, haverá palestras de educação em saúde e direitos da mulher, serviços de embelezamento, caricaturista e de customização das camisas recebidas pelas doadoras, apresentação de grupos musicais e lanche especial aos doadores.

Segundo Juciara, 32% das coletas de sangue realizadas no Pará vêm de pessoas do sexo feminino, número que acompanha o percentual nacional. “Sabemos que alguns impedimentos são da própria natureza da mulher, como a gravidez e a amamentação. Mas são impedimentos apenas temporários”, ressalta.

Para a gerente, é preciso apenas esclarecer alguns mitos e, para isso, a informação é fundamental. “A mulher é um ser muito solidário. Sempre que ligamos para nossas doadoras, elas se disponibilizam para fazer a doação. Qualquer dúvida que elas podem vir a ter, estamos sempre abertas para saná-las, seja por meio de nossas redes sociais ou pela ouvidoria”, finaliza.

Campanha

A programação especial no Hemopa começa com uma ação em parceria com a Cultura Rede de Comunicação e os clubes Remo e Paysandu, que farão o Dia "D" da Campanha Doadores Futebol Clube, nesta sexta-feira (9), no hemocentro da capital. O objetivo da ação é conscientizar jogadores e torcedores para aumentar o número de doadores de sangue no Estado.

"A Fundação Hemopa agradece por mais um ano em nome de todos os pacientes que são atendidos em decorrência dessa iniciativa. Essa ação é muito positiva porque leva às pessoas informação, no sentido de chamar atenção .para essa campanha, que tem impacto na saúde de todos os paraenses", observa Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa.

Pelo terceiro ano consecutivo, a ideia da campanha é dobrar o número de doadores neste dia. No ano passado a ação alcançou 411 comparecimentos e 282 doações de sangue, quando a média era de 150 por dia. Os torcedores que forem ao Hemopa na sexta-feira concorrem a sorteio de brindes.

Jogadores de Remo e Paysandu, além dos mascotes dos times e as líderes de torcida, vão estar no Hemopa durante a ação para incentivar torcedores e doadores. No dia "D", TV e Rádio Cultura vão fazer flashes ao vivo durante a programação, enquanto que o Portal Cultura vai produzir conteúdos para as mídias sociais da TV Cultura.

"A Cultura sempre abraçou a causa da solidariedade e isso também faz parte da nossa missão enquanto emissora pública. Este ano queremos dobrar o número de doadores, mas para isso, contamos com a ajuda dos clubes e torcedores. A doação de sangue é muito importante e ajuda milhares de pacientes nos hospitais do Estado", completa Joyce Okamoto, coordenadora de Marketing da Cultura.

Assim como nos anos anteriores, os clubes Remo e Paysandu mobilizam seus torcedores e parceiros para comparecerem ao hemocentro, principalmente no dia "D". Além disso, jogadores de futebol, influenciadores digitais e artistas de vários segmentos, como teatro e música, reforçam a campanha por meio das redes sociais da Cultura.

Ação

Na terça-feira (7), a Cultura Rede de Comunicação e o Hemopa realizaram ação na Praça Batista Campos, em Belém, com objetivo de captar doadores para o grande dia de coleta. As líderes de torcida de Remo e Paysandu, além dos mascotes das equipes e funcionários do Hemopa estiveram no local e distribuíram panfletos para as pessoas que passavam pela praça.

"Eu já tinha ouvido falar dessa campanha durante o Re x Pa e achei bacana a ação na praça para informar o público. Sabemos que sempre o Hemopa precisa de sangue", disse o vigilante Francisco Silva, que passava pelo local. A Campanha Doadores Futebol Clube segue até o final do Banparazão 2018, portanto, os torcedores ainda podem doar sangue na Fundação Hemopa e Hemocentros Regionais.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Além do hemocentro em Belém, na travessa Padre Eutíquio, a Fundação Hemopa possui a Unidade de Coleta no Castanheira e três Hemocentros Regionais (Marabá, Santarém e Castanhal), com o apoio de cinco Hemonúcleos (Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema).

Serviço:
Dia "D" da Campanha Doadores Futebol Clube, nesta sexta-feira (9), de 7h30 às 18h
Campanha de estímulo à doação “Mulher, deixe sua marca no coração de alguém. Doe sangue”, dias 9 e 10 e março, sempre de 7h30 às 16h
Local: Fundação Hemopa, na Travessa Padre Eutíquio, 2109, Batista Campos. Mais informações: 08002808118.